Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 09:30

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) alerta os pais para a importância de levar seus filhos para vacinarem contra o rotavírus. A vacina oral contra o rotavírus está disponível nas unidades da rede básica de Saúde de todo o Estado de Mato Grosso. A vacina é aplicada em duas doses, sendo a primeira em bebês de dois a três meses e sete dias, e a segunda dose, em crianças de quatro a cinco meses e 15 dias. A vacina protege o bebê de doenças diarréicas.

”Desde março deste ano é que o Ministério da Saúde incluiu esta vacina no calendário vacinal da criança. Por ser esta uma ação ainda nova é importante lembrar aos pais dos recém-nascidos para a aplicação correta no tempo de vida recomendado, que deve ser cumprido à risca na garantia da imunidade”.

O rotavírus é uma doença cujos sintomas podem incluir febre, vômitos e diarréia, em diferentes graus de gravidade. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lourdes França, explica que o rotavírus é um vírus muito resistente e contagioso que atinge pessoas em toda parte do mundo e de todas as idades. Porém são em crianças de até dois anos que ocorrem os casos mais graves.

O modo predominante de transmissão da doença é a via fecal-oral. Entretanto, algumas evidências sugerem que pode ocorrer transmissão da doença pelas vias respiratórias, ou seja, da mesma forma que um vírus de gripe. É por este motivo que sua incidência aumenta muito nos meses de inverno, juntamente com os casos de gripe. Em qualquer situação de diarréia, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para prevenção da desidratação por meio da terapia de reidratação oral.

Para evitar a virose, a higiene é fundamental. Em casa, os pais podem tomar algumas medidas como lavar as mãos (um dos principais focos de contágio) e controlar a qualidade da água e dos alimentos. O estímulo ao aleitamento materno, especialmente, em relação às crianças com até seis meses de idade, é um importante fator de prevenção da doença. O leite materno tem importantes níveis de anticorpos contra o rotavírus e fornece às crianças defesas contra vírus, bactérias ou protozoários causadores da diarréia.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282005/visualizar/