Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 08:05

    Imprimir


Um navio com mais de sete toneladas de água potável e material de saneamento fretado pelo Governo francês chegará esta tarde ao porto de Beirute, informou a ONG Ação contra a Fome Internacional.

A embarcação leva a bordo tanques plásticos para o armazenamento de água, de diferentes tamanhos e com capacidades que oscilam entre 2.000 e 20.000 litros.

Uma missão exploratória da ONG avalia a situação da população civil no sul do Líbano após a guerra e as necessidades mais urgentes a curto prazo, segundo a porta-voz da organização, María Antonia Sánchez-Vallejo.

Em uma primeira aproximação de povos que permaneceram isolados durante todo o conflito, a equipe da ONG constatou a necessidade urgente de água.

Devido à falta de eletricidade, os motores das bombas de água existentes nestas localidades não funcionam e não é possível fazer extrações dos poços que fornecem água habitualmente à população e que têm uma profundidade de entre 200 e 500 metros.

Sánchez-Vallejo explicou que a organização instalará o mais rápido possível as caixas d''água transportadas pelo navio francês no sul do país.

A missão exploratória da organização analisou a situação nas localidades de Maaroub, Srifa, Es Souane e Tebnine, todas elas situadas a sudeste da cidade de Tiro.

Em Srifa, onde vivem cerca de 15.000 pessoas, a metade das casas foi reduzida a escombros e o trabalho de recuperação de corpos continua, o que representa uma séria ameaça à saúde devido à falta de água e às altas temperaturas. Cinqüenta pessoas morreram nos bombardeios contra esta localidade, segundo a ONG.

A infra-estrutura de água e saneamento dos outros povoados visitados apresenta as mesmas carências, às quais se acrescentam as dificuldades de acesso. A localidade de Al-Qantara, a leste de Srifa, continua isolada. A entidade continuará avaliando nos próximos dias a situação em aproximadamente vinte localidades.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282054/visualizar/