Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 16 de Agosto de 2006 às 13:40

    Imprimir


As fazendas históricas Jacobina e Facão em Cáceres podem ser tombadas como patrimônio histórico pelo Estado de Mato Grosso e também pelo Município. Além das duas fazendas a intenção da Secretaria Estadual de Cultura é tombar vários imóveis também na região central da cidade e desenvolver projetos para recuperar e revitalizar o centro histórico.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participa ativamente do processo de tombamento em razão de ter vários projetos e pesquisas desenvolvidas nas fazendas e também na região central da cidade.

No caso da Fazenda Jacobina, o proprietário Sebastião Lara, tem interesse em que seja feito o tombamento da propriedade a fim de que a fazenda seja restaurada e o patrimônio preservado e assim o local possa se transformar em pólo turístico em Cáceres. A história da Fazenda Jacobina se confunde com a história de Cáceres marcando sua importância ainda em 1772.

A Fazenda Facão manteve uma importante usina movida pela energia hidráulica e tem construções que estão sendo utilizadas como estábulo, datadas do início do século 20, que também precisam ser restauradas.

O tombamento desses locais em processo urgente é importante para que possam ser viabilizados recursos para a revitalização e recuperação. O processo de tombamento em conjunto dos complexos da Jacobina e também da Facão deve agilizar o andamento do mesmo, o que pode demorar entre três e seis meses para ser concluído, uma vez que já há muito material e pesquisa realizada.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282260/visualizar/