Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 16 de Agosto de 2006 às 01:42

    Imprimir


Cientistas americanos da Universidade do Texas publicaram uma pesquisa em que dizem que o uso do medicamento Herceptin, indicado para tratamento de câncer de mama, é associado a riscos considerados aceitáveis de desenvolvimento de problemas cardíacos.

Atualmente, o medicamento já não é recomendado para pacientes com problemas cardíacos, pois testes clínicos haviam revelado uma ligação entre o uso do medicamento e a ocorrência de danos ao coração. Os cientistas americanos que conduziram o novo estudo, no entanto, afirmam que os riscos não haviam sido quantificados.

A nova pesquisa, publicada na revista científica Journal of Clinical Oncology, confirmou que um grande número de pacientes com câncer de mama em estado avançado tratadas com o medicamento correm risco de desenvolver problemas cardíacos. No entanto, os problemas puderam ser solucionados na maioria dos casos.

O Herceptin, também conhecido como Trastuzumab, é usado no tratamento do câncer de mama tipo HER-2 positivo, um dos mais agressivos, que afeta uma em cada quatro mulheres com a doença.

Efeito colateral

"O medicamento prolonga a sobrevida substancialmente e, ao mesmo tempo que encontramos altos níveis de intoxicação cardíaca, também descobrimos que esse efeito colateral pode ser tratado com sucesso, o que não estava claro antes dessa pesquisa", afirmou o principal autor do estudo, Francisco Esteva, professor do Centro de Câncer MD Anderson, da Universidade do Texas.

"Se os efeitos colaterais do Herceptin podem ser tratados, então o medicamento é seguro", disse.

O estudo analisou 173 pacientes com câncer de mama em estágio avançado que usavam o medicamento havia um ano.

Depois de monitorados por 32 meses, 28% dos pacientes desenvolveram algum tipo de problema cardíaco.

A maioria dos problemas estava relacionada a insuficiência cardíaca. Houve um caso de morte.

Entre as pessoas analisadas, 31 sofreram problemas cardíacos enquanto se tratavam apenas com o Herceptin. Outras 18 combinavam o medicamento com quimioterapia.

Depois de interromper o tratamento com Herceptin e tomar remédios convencionais para o coração, 46 dos 49 pacientes tiveram melhora nas funções cardíacas.

Segundo os cientistas, o tratamento com Herceptin pode ser retomado depois de solucionado o problema cardíaco.

Monitoração cardíaca

Francisco Esteva recomenda que pacientes com câncer de mama em estágio avançado passem por uma avaliação cardíaca antes e durante o tratamento.

O estudo não avaliou pacientes com câncer de mama em estágio inicial.

No Brasil, o Herceptin, fabricado pelo laboratório Roche, é vendido desde 2001.

Segundo a gerente médica da Roche do Brasil, Lucila Campos, aproximadamente 2 mil pacientes usam o medicamento no país.

Lucila Campos diz que o percentual de risco de problemas cardíacos é pequeno perto dos benefícios obtidos pelo medicamento.

A médica afirma que os pacientes são aconselhados a verificar sua condição cardíaca antes de iniciar o tratamento com Herceptin. Também recomenda-se que passem por um ecocardiograma a cada três meses.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282417/visualizar/