Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 15:13

    Imprimir


O presidente francês, Jacques Chirac, fez um apelo à comunidade internacional a "cumprir seus compromissos" na luta contra a Aids, em mensagem enviada à Conferência Internacional sobre Aids, que se celebra em Toronto (Canadá). "Que a maioria dos doentes esteja no (hemisfério) sul e o acesso à prevenção e tratamento estejam no norte é moralmente inaceitável", disse o chefe de Estado francês na mensagem, publicada nesta terça-feira por seu serviço de imprensa.

Chirac lembrou os "dois compromissos" da comunidade internacional: "Garantir, até 2010, o acesso aos tratamentos a todos os que precisam e deter o avanço da epidemia em 2015".

"A comunidade internacional deve cumprir seus compromissos", insistiu, defendendo "um aumento da ajuda pública para o desenvolvimento da parte que se dedica à saúde" e destacando que a França "aumentará para 300 milhões de euros (US$ 383,6 milhões) sua contribuição ao Fundo Mundial" das Nações Unidas que financia a prevenção e o tratamento de Aids, Tuberculose e Malária.

Como exemplo, lembrou "a contribuição solidária sobre os bilhetes de avião, que entrou em vigor na França em 1º de julho", também adotada por Brasil, Chile Noruega e Reino Unido, que se destina à compra de medicamentos.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282513/visualizar/