Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 07:50

    Imprimir


A 2ª etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) em Mato Grosso começará no dia 21 de agosto e se encerrará no dia 20 de setembro. A campanha se estenderá por todos os 141 municípios do Estado.Com o tema "O seu filho quer a segunda dose da sua atenção, o dia "D" da campanha será dia 26 de agosto, das 8h às 17h em todos os postos de vacinação existentes no Estado. "Todas as crianças de zero a cinco anos incompletos devem tomar a segunda dose da vacina Sabin que protege a criança contra a poliomielite", disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso, Lourdes França.

A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) disponibilizará 400 mil doses da vacina aos municípios. No Estado, o objetivo é imunizar 283 mil crianças menores de cinco anos, mesmo as que não tomaram a primeira dose ou que estiverem com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia. Os pais também não devem esquecer de levar o Cartão da Criança para que outras vacinas atrasadas possam ser atualizadas.

Cada município realizará a sua ação visando o cumprimento da meta do Ministério da Saúde (MS) de vacinar pelo menos 95% da crianaças. Para esta 2ª etapa da vacinação estão sendo disponibilizados 1.300 postos de saúde, envolvendo aproximadamente quatro mil profissionais, entre servidores públicos e voluntários. Serão empregados também 463 veículos.

Conforme Lourdes França, a vacinação é necessária para evitar que a doença seja reintroduzida no Brasil. Atualmente o poliovírus selvagem é encontrado na África, Região do Mediterrâneo Oriental e no Sudeste da Ásia. "Esta é a razão pela qual são mantidas as estratégias de vacinação de rotina e de ações nacionais em dias atuais", reforçou. A vacina é grátis.

No Brasil

No Brasil, o último caso da doença foi registrado em 1989 na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, o País recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação pela erradicação da transmissão autóctone (nativo) do poliovírus selvagem.

"A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, tendo como principais características, a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e a ausência de reflexo no local atingido", explicou Lourdes França.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282697/visualizar/