Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 06:53

    Imprimir


A casa já residida por Dom Aquino Corrêa e Joaquim Murtinho, se tornará o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Mato Grosso, a partir de setembro. Após 10 anos da restauração, o casarão passa por pequenos reparos.

O projeto de instalação do Museu foi aprovado pelo Fundo Estadual de Fomento à Cultura. Além do público em geral, serão beneficiados também os portadores de deficiência física do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, que já utilizava o anexo da Casa Dom Aquino para a realização da ecoterapia e também da oficina de cerâmica.

O museu terá uma estrutura diferenciada para atender aos deficientes, como a construção de rampas que irá facilitar o acesso às instalações. As obras foram visitadas pelo secretário de Cultura do Estado, João Carlos Vicente Ferreira, que está animado com mais um projeto da Secretaria de Cultura, ainda mais que toda a estrutura será voltada para os deficientes, cumprindo a função social.

De acordo com a coordenadora do projeto, Suzana Hirooka, a construção do museu pretende realizar uma exposição permanente sobre a pré-história de Mato Grosso, por meio de um local acessível a qualquer público.

Histórico

A Casa Dom Aquino, anteriormente chamada de Chácara Bela Vista, foi construída às margens do Rio Cuiabá, na metade do século 19 e possui a arquitetura em Estilo Colonial. Ela é conhecida como a casa predestinada, pois nela nasceram duas figuras ilustres da história mato-grossense. A primeira foi Joaquim Murtinho, ministro da fazenda do presidente Campos Sales. O segundo foi Dom Aquino Corrêa, o Bispo mais novo do mundo, primeiro mato-grossense a ingressar na Academia Brasileira de Letras e foi governador do Estado.

Após passar por vários proprietários, a casa pertenceu à Zaria Cunha Esteves, que em 4 de setembro de 1959 doou para Padre Wanir Delfino César. Ele idealizou montar um museu alusivo aos nobres moradores, mas com o tempo, a idéia foi esquecida. Somente em 1997 o local foi tombado como patrimônio histórico, visando à preservação do local.




Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282718/visualizar/