Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 06:45

    Imprimir


Os pesquisadores do Imperial College, em Londres, descobriram que, quando resfriados, pacientes asmáticos apresentam baixos níveis de uma proteína que deveria agir como um protetor das células do pulmão.

O estudo, publicado na revista científica Nature Medicine, sugere que um aumento na presença dessa proteína poderia proteger os pacientes.

Os cientistas estudaram células dos pulmões de asmáticos e não-asmáticos.

Eles descobriram que quando o asmático é infectado com o vírus do resfriado comum, as células do seu pulmão produzem a metade dos níveis habituais de um tipo de interferon.

O interferon é uma proteína produzida pelo sistema imunológico que tem propriedades antivirais.

Quanto mais baixo o nível de interferon, mais grave é o ataque de asma.

A equipe de pesquisadores, liderada por Sebastian Johnston, disse que a descoberta desse mecanismo pode levar a novas formas de tratar e prevenir ataques de asma.

Inaladores poderiam ser usados para administrar mais interferon no pulmão para ajudar o sistema imunológico a combater infecções virais, dizem os pesquisadores.

A proteína poderia ser inalada logo que surgissem os primeiros sintomas do resfriado ou mesmo durante todo o inverno, como tratamento preventivo.

"A descoberta desse mecanismo pode ser de grande importância na forma como tratamos ataques de asma", disse Johnston.

A equipe está agora fazendo testes para encontrar formas de administrar o interferon e para descobrir por que os pacientes asmáticos apresentam baixa quantidade da proteína.

Uma representante da organização britânica Asma Uk, Lyn Smurthwaite, disse que a pesquisa é um importante avanço.

"Estudos mostram que cerca de 80% dos ataques de asma em crianças e 60% dos ataques em adultos são causados por vírus (que atacam o sistema) respiratório", disse Smurthwaite.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282721/visualizar/