Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 01:38

    Imprimir


Cientistas americanos anunciaram hoje que desenvolveram um novo método, rápido e indolor, para detectar os primeiros indícios do mal de Alzheimer - doença neurológica progressiva e incurável.

Em relatório publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas do Instituto de Neurociências Blanchette Rockefeller afirmaram que o teste consiste na detecção de uma enzima que reage de maneira anormal na pele de pacientes da doença.

Atuamente a doença, que afeta principalmente pessoas de idade avançada, é diagnosticada por avaliações psiquiátricas.

Segundo números dos Institutos Nacionais da Saúde, nos Estados Unidos há cerca de 4,5 milhões de pessoas sofrendo a doença.

O novo método, além de fácil e rápido, seria também mais preciso no diagnóstico da doença, que leva suas vítimas à demência e à morte, segundo os cientistas.

Daniel Alkon, um dos pesquisadores, explica no relatório que a doença é difícil de distinguir de outro tipo de demências em suas primeiras manifestações. O novo método permitiria uma detecção precoce, quando os remédios podem ser mais efetivos.

Segundo os cientistas, o Alzheimer estimula uma mudança na enzima MAP Kinase Erk 1/2. No exame de tecido extraído de pessoas mortas devido a diferentes causas, os cientistas descobriram que a enzima tinha um comportamento diferente quando a morte tinha sido provocada pela doença.

No estudo, eles analisaram tecidos de pessoas que tinham morrido de outros tipos de demência e não detectaram mudanças na enzima, afirmaram.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282764/visualizar/