Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 20:46

    Imprimir


Unemat em parceria com Universidade de Brasília (UNB) realiza o 2º Encontro de Estudantes Indígenas no Ensino Superior e o 1º Encontro da Rede Brasileira de IES para Povos Indígenas (REDE), entre os dias 4 e 5 de setembro, na UNB, em Brasília (DF).

O evento busca promover o intercâmbio entre as Instituições de Ensino Superior ligadas à temática, estimular a troca de experiências entre universidades, representantes de órgãos governamentais, além de estudantes, lideranças e organizações indígenas.

A organizadora do evento, professora Hellen Cristina de Souza, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Educação e Diversidade (NEED) da Unemat, explica que o encontro vai discutir prioritariamente a qualificação indígena não voltada para a Licenciatura. “Os cursos superiores voltados para a formação de professores índios já têm uma discussão bem consolidada no país. Entretanto, áreas como Direito, Agronomia, Medicina e a política de pós-graduação para esses acadêmicos precisam ser repensadas.”

Além de grupos de trabalhos e assembléias, estão programadas mesas redondas, quando será apresentado o projeto REDE (que congrega programas para povos indígenas) e discutidos temas como “Universidades Públicas- Projetos para Povos Indígenas”, por pesquisadores da Unemat e da UNB; “Demandas e Perspectivas”; ”Políticas Públicas e Ensino Superior para Índios”, avaliado por representantes do MEC, Funai, Câmara Federal e Governo.

No último dia do Encontro (05.09) será lançado oficialmente o portal da REDE: www.redeestudantesindigenas.net . O site busca construir um espaço na internet para estimular o intercâmbio entre estudantes indígenas e respectivas universidades, apoiando demandas de lideranças e comunidades.

Esta será uma oportunidade de comunicação, informação e divulgação de universidades e órgãos de fomento à pesquisa que desenvolvem projetos de acesso e permanência de estudantes indígenas em programas de graduação e pós-graduação em todo o país.

As inscrições são gratuitas. Para alunos indígenas, a organização do evento afirma que vai garantir hospedagem e alimentação também grátis. O 2º Encontro de Estudantes é financiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia), com apoio da IESALC/UNESCO.

Ensino Superior para Povos Indígenas no Brasil O primeiro Encontro sobre Ensino Superior para Povos Indígenas no Brasil foi realizado em dezembro de 2003 nas dependências da Câmara Federal, em Brasília.

A rede brasileira de Instituições de Ensino Superior para Povos Indígenas é um projeto de pesquisa e de extensão continuada criado a partir de um protocolo de intenções firmado entre o Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade (NEED) da Unemat em Tangará da Serra e a Universidade Federal de Brasília. O documento foi assinado em 2004. Inscrições e informações, acesse: www.redeestudantesindigenas.net





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282782/visualizar/