Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 17:46

    Imprimir


A rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª, teria pensado em abdicar ao trono britânico depois da morte da princesa Diana em agosto de 1997, por se sentir atacada e muito criticada por seus súditos. É o que afirma o novo filme "A Rainha" (The Queen).

O filme foca as duas semanas posteriores à morte de Lady Di, no dia 21 de agosto de 1997, quando a família real britânica enfrentou uma das piores crises de sua história.

Segundo o longa-metragem, Elizabeth 2ª ficou tão atordoada com o ódio público contra ela por não ter viajado de imediato a Londres depois da morte da princesa que cogitou deixar o trono.

No filme, uma rainha desesperada, interpretada por Helen Mirren, caminha pelos jardins do Castelo de Balmoral, norte da Escócia, junto à rainha-mãe.

"Quando já não se pode entender seus súditos, talvez seja o momento de passar a coroa às novas gerações", afirma a rainha no filme. Entretanto, a rainha-mãe rejeita essa possibilidade e adverte a sua filha que se ela abdicar ao trono, "as coisas explodirão".

Segundo o roteirista, Peter Morgan, que disse ter realizado muitas investigações para seu filme, isso foi o que ocorreu depois da morte de Diana.

"Fui falar com todos aqueles que podiam falar [sobre a rainha]. Existem muitos biógrafos da família real e dos Blairs, e todos eles tem suas fontes, desde cortesãos e secretários, até mordomos, serventes de palácio e funcionários", disse Morgan ao jornal "Daily Mirror".

O filme começa na manhã em que o Partido Trabalhista venceu as eleições gerais, em maio de 1997, e o novo primeiro-ministro, Tony Blair, é transportado ao Palácio de Buckingham, em Londres, para receber de Elizabeth 2ª a permissão de formar o novo governo.

Logo, são narrados os momentos prévios à ocasião em que Diana, junto a seu namorado, o milionário egípcio Dodi Al-Fayed, morrem em um suposto acidente de carro em Paris.

O centro da obra são os dias posteriores à morte de Lady Di, quando a família real se negou a flamejar a bandeira Union Jack a meia haste no palácio de Buckingham.

"Este é um funeral familiar, não uma atração de circo", declara Elizabeth 2ª a Blair, quando este pede à rainha que vá a Londres e presida os funerais de Estado.

"The Queen" tem estréia no Reino Unido prevista para o dia 15 de setembro.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282810/visualizar/