Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 07:10
Por: Margareth Botelho

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PPS) seria reeleito hoje para mais quatro anos no comando do Palácio Paiaguás com uma margem de votos absolutamente tranquila em relação aos demais candidatos. Pesquisa Gazeta Dados, realizada entre os dias 9 e 11 deste mês em 57 municípios com mil entrevistados, garante a Maggi 54% dos votos na sondagem estimulada, aquela em que ao eleitor é apresentada uma lista de candidatos.

Na sequência aparece o tucano Antero Paes de Barros que obteve 15% e em terceiro lugar Serys Marly (PT) com 6%. Bento Porto (PSC) e Vanilson Rodrigues* (PSL) somam 2 pontos percentuais. Brancos e nulos representam 6% do eleitorado e 17% ainda não sabe ou não respondeu para quem pretende dar o voto em outubro próximo.

O Gazeta Dados trabalha com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) sob o número 016136-2/2 e é a primeira de uma série de quatro que o instituto vai realizar até às vésperas do pleito. Também é a primeira feita pelo Gazeta Dados após o registro de candidaturas.

Quando o instituto fez a totalização do votos válidos, quando são retirados brancos e nulos, Blairo Maggi tem a dianteira ampliada. Chega a 70% da votação, restando 20% para Antero e 8% para Serys. Em todas as pesquisas eleitorais feitas antes da oficialização das candidaturas esta é a que o governador aparece com melhor desempenho.

Em contrapartida, a petista Serys apresenta o pior resultado, que pode ser explicado pelo suposto envolvimento dela com a máfia das ambulâncias que, através de emendas ao Orçamento da União, pagava propina para obter recursos públicos e superfaturar veículos e equipamento hospitalares.

Serys hoje está na condição de investigada. Teve o nome incluído na lista de 72 parlamentares do país acusados de se beneficiarem do esquema conhecido por "Sanguessuga". A parlamentar deverá responder processo por quebra de decoro na Comissão de Ética do Congresso e corre o risco de perder o mandato de senadora.

Espontâneo - Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistado sugere o nome que primeiro vem a cabeça, Blairo mantém o favoritismo com 37% das intenções de votos. Vinte e novo pontos percentuais atrás, com 8%, aparece Antero, seguido por Serys com 3%. Nesta sondagem, o total de indecisos salta a 48% e o de brancos e nulos atinge 4%.

* Vanilson Rodrigues retirou a candidatura logo após a homologação dos nomes pelo TRE




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283022/visualizar/