Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 07:05

    Imprimir


Esse filme é para o Bussunda, diz o letreiro final, em simples preto-e-branco, de Seus Problemas Acabaram, o segundo longa do Casseta & Planeta que estréia no dia 1º.

Antes de viajar para a Copa da Alemanha, onde sofreu enfarte e morreu, Bussunda assistiu ao filme com a mulher e a filha na casa do diretor, José Lavigne. Viu a cena em que um de seus personagens, Lindauro, era esmagado na parede após acesso de 'amor' da tromba de um elefante, tipo desenho animado. Mas viu também o amontoado de piadas adolescentes de seus outros personagens e aprovou.

"Ele gostou muito do filme e estava feliz. A cena da morte do Lindauro não era premonição. Era brincadeira e não mudou", conta Lavigne, justificando também a homenagem simples nos créditos finais. "Não podemos fazer drama. Sentimos falta dele, mas ele mesmo não ia querer que o público saísse do cinema triste."

Seus Problemas Acabaram foi exibido sexta-feira para a imprensa. A coincidência da morte em cena, mórbida para alguns, é uma das várias piadas do filme, como a do Capitão Calcinha (Beto Silva), que tenta voar de um prédio e despenca. Ao cair, é um boneco de pano.

Vacinados pela fraca bilheteria do filme de estréia, A Taça do Mundo É Nossa - 800 mil espectadores -, agora os cassetas abusam de personagens conhecidos e piadas batidas. Algumas, grosseiramente desnecessárias. Mas estão lá Seu Creysson, Fucker & Sucker, e paródias, como Chicória Maria. A surpresa é que um deles vira vilão, em final aberto a novas aventuras.

O humor adolescente do grupo é escatológico: tem cenário de morro em forma de bunda que libera gás. E traz trocadilhos infames: alguns personagens sofrem efeitos "culaterais" depois de usar produtos defeituosos das Organizações Tabajara, como Lindauro (Bussunda), que transa com Luana Piovani ao tomar o "borogodol", mas também atrai sexualmente animais. Já Ubiraci (Reinaldo), outro que morre, fica com a bunda bizarramente para a frente ao usar o modelador de cintura Tabajara.

"Fomos buscar o patrimônio do programa. O público que gosta do Casseta da TV vai ter o Casseta no cinema", garante Lavigne.

Quem não gosta do estilo, deve passar longe do cinema. Mas quem gosta, vai repetir as piadas grosseiras e ficar fascinado por Maria Paula. Ela faz uma stripper e troca de roupa na frente do advogado bobão de Murilo Benício: ele fica tão "feliz" ao vê-la de fio dental, que a mesa à sua frente sobe ao teto.

O ator Max Fercondini, de Páginas da Vida, acha que ver o filme será uma homenagem a Bussunda. "Ele será lembrado na história do humor. Se estivesse aqui, gostaria que fossem prestigiá-lo", acredita.

O cantor Felipe Dylon, que já participou do Casseta & Planeta, também quer ir. "O Bussunda está num lugar abençoado. Vai ser bom assistir ao filme e matar a saudade", diz. Já a humorista Maria Clara Gueiros, do Zorra Total, acha que ficará emocionada. "Posso até ficar triste, mas será uma homenagem."

Surfistas bem barrigudões Casseta sem música não existe. Produzida por Mu Chebabi, a trilha sonora de Seus Problemas AcabaramPreto com Buraco no Meio (89). Então, nesse espírito, a trilha tem o hip hop Amigo do Amigo do Homem, cantado pelo pitbull Sadam, que fala da cachorrada atrás de Lindauro; o Funk da Cocozuda, com Hélio De La Peña de Zé Pequeno, de Cidade de Deus, e O Amor É Como um Peido Inocente, que fecha o filme com os sete cassetas felizes de surfistas.

"Não dá pra fazer comédia de grupo que não termine com as vedetes dançando. Mais do que a 'morte' do Lindauro, essa cena é forte porque mostra um tempo que não vai voltar. Foi a última que fiz deles juntos", lembra José Lavigne.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283025/visualizar/