Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Agosto de 2006 às 15:36

    Imprimir


A polícia russa informou neste sábado ter frustrado um ataque terrorista para assassinar um rebelde na república caucasiana de Kabardino-Balkaria, próxima da conflituosa província da Chechênia.

Fotos exibidas pela televisão mostraram o corpo de um homem com roupas militares junto de granadas e munição. Seu nome era Mukhtar Tulbayev, membro de um grupo islâmico ligado à guerrilha chechena e acusado da autoria de ataques em Kabardino-Balkaria, informou a agência de notícias ITAR-TASS, citando o ministério de Interior russo.

Ele foi morto em um confronto entre rebeldes e forças da segurança local em uma floresta próxima da capital da república, Nalchik, informou um porta-voz do ministério, Valery Zhernov, em declarações à televisão.

Segundo a polícia, Tulbayev tinha planejado um ataque durante uma manifestação celebrada no sábado em apoio à independência da Abkhásia e da Ossétia do sul, duas repúblicas separatistas pró-russas da Geórgia.

A emissora NTV mostrou fotos do material para fabricação de bombas caseiras em um acampamento na floresta próxima a Nalchik. "Três ou quatro outros combatentes" também envolvidos no confronto de sábado, conseguiram fugir, disse Zhernov.

A vizinha Chechênia tem sido cenário de violentos confrontos entre rebeldes e forças pró-russas e a Rússia faz alegações não comprovadas de evitar ataques e seqüestros na região do Cáucaso, para onde se ampliou a atividade da guerrilha chechena.

Em outubro de 2005, um ataque de rebeldes em Nalchik causou a morte de 92 pessoas. A autoria foi reivindicada por Shamil Basayev, líder da guerrilha chechena, morto no mês passado.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283231/visualizar/