Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Agosto de 2006 às 09:03

    Imprimir


A restauração da Ponte de Ferro do Coxipó deverá ser concluída em novembro deste ano. Hoje (11) pela manhã teve início a retirada dos materiais, para que sejam levados para a metalúrgica, onde será feito o trabalho de restauração.

Com investimento de R$ 350 mil, o projeto de recuperação do símbolo da comunidade coxiponense faz parte do Programa Estadual de Recuperação e Revitalização do Patrimônio Histórico de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, acredita que a restauração da ponte a população da região do Coxipó será beneficiada, pois irá fomentar o turismo e também ajudar no comércio. “A ponte já faz parte da história do povo e a restauração é mais uma conquista da Cultura que ajudará todos os outros setores”, explicou.

O engenheiro responsável pela obra, também esteve no local, e afirmou que a ponte será montada igual a antiga e todos os materiais que estiverem em perfeita condições serão reaproveitados, mas já alertou para a parte de sustentação da ponte, que terá que ser refeito, já que está bastante danificada.

A construção da ponte representou um marco nas relações comerciais de Mato Grosso, viabilizando a penetração de capitais, mercadorias, técnicos e imigrantes europeus. Construída em estrutura metálica com emprego de tecnologia estrangeira, a ponte era, desde então, o elo da emergente cidade de Cuiabá com o restante do país. A ponte foi desativada em 1984, quando foi tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado.

A Ponte de Ferro é um símbolo de uma era em que o acesso à Capital mato-grossense era feito principalmente por via fluvial.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283292/visualizar/