Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 12 de Agosto de 2006 às 06:48

Dois cientistas japoneses conseguiram fazer com que células diferenciadas adultas adquirissem o mesmo potencial terapêutico de células-tronco após alteração genética, isso sem destruir embriões. Os pesquisadores realizaram experimento com camundongos, conseguindo acionar a produção de proteínas que incentivam a versatilidade das células comuns.

Segundo a Folha de S.Paulo, Shinya Yamanaka e seu colega Kazutoshi Takahashi, da Universidade de Kyoto, afirmam que o sucesso do tratamento depende do resultado que terá com células de humanos. O estudo foi divulgado na revista Cell.

Se tiverem sucesso, os cientistas esperam conseguir uma fonte de células terapêuticas que podem ser a alternativa ao uso de células-tronco embrionárias. Técnicas experimentais que fazem uso delas procuram tratamentos melhores para doenças diversas, indo de males cardíacos até alguns tipos de degeneração nervosa.

Hoje, para obter as células terapêuticas, é preciso destruir os embriões, o que os religiosos classificam como aborto, o que tem dificultado a pesquisa na área. Alguns cientistas têm procurado usar células-tronco adultas em tratamentos experimentais, mas o potencial de tratamento das adultas aparentemente é menor do que o das embrionárias.

Fonte: Terra