Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 11 de Agosto de 2006 às 07:25

    Imprimir


A maioria das lavouras de arroz são perdidas depois de uma semana debaixo d'água. Os pesquisadores esperam que o novo gene ofereça maior proteção para as plantações de arroz do mundo todo.

Agricultores no sudeste da Ásia perdem cerca de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2,18 bilhões) por ano devido a enchentes nas lavouras.

A equipe da Universidade Davis, da Califórnia, nos Estados Unidos, e o Instituto Internacional de Pesquisa em Arroz (IRRI, na sigla em inglês), que é das Filipinas, afirmam que o gene, chamado Sub1A-1, dará à lavoura maior proteção contra enchentes, ajudando especialmente agricultores que vivem em áreas mais vulneráveis.

A descoberta foi publicada na revista científica Nature.

Enchentes

Apesar da produção de arroz ter dobrado nos últimos 40 anos a demanda continua em crescimento. O produto é a principal fonte de alimento para mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo.

Muitas regiões que cultivam o arroz no sul da Ásia estão localizadas em áreas que sofrem com enchentes durante a estação das chuvas de monção.

Plantas submersas em água por um período maior do que alguns dias ficam sem oxigênio, enfraquecem e morrem.

David Mackill, do Instituto Internacional de Pesquisa em Arroz e um dos autores da pesquisa, disse que os cientistas tentam há meio século o desenvolvimento de uma lavoura de arroz impermeável.

"Muitas variedades tradicionais de arroz mostraram uma tolerância maior à submersão, mas tentativas de usar esta tolerância para criar um arroz comercialmente viável falhou", disse.

"Nossa equipe de pesquisa prevê que estas novas variedades de arroz vão ajudar a garantir um suprimento de alimentos mais confiável para agricultores pobres e suas famílias", disse outra integrante da equipe, Pamela Ronald, da Universidade Davis, da Califórnia.

Takuji Sasaki, do Instituto Nacional de Ciências Agrobiológicas do Japão, afirmou que os pesquisadores conseguiram sucesso onde outros falharam.

"O impacto desta pesquisa está na introdução efetiva do Sub1A-1 em variedades locais de arroz em áreas sujeitas a enchentes", disse.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283574/visualizar/