Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 08 de Agosto de 2006 às 08:56

    Imprimir


Cremes naturais costumam inspirar confiança nos consumidores. Quando o assunto é pele, aparência facial e envelhecimento --alvos constantes da publicidade--, a busca por fórmulas miraculosas (e caras) é maior ainda. Para a especialista Érica Monteiro, no entanto, esta fórmula simplista pode "causar grandes problemas".

"Produtos naturais não são sinônimos de produtos seguros", defende a dermatologista.

Monteiro publicou em junho deste ano um artigo na revista norte-americana "Future Drugs" em que discute a questão dos cosméticos antiidade. Intitulado "The science of cosmeceuticals" ("A ciência dos cosmecêuticos"), o texto mostra que nem sempre o creme mais caro é o melhor, nem o mais "natural".

A médica também diz que a maioria dos cosméticos não atende a três princípios básicos. Primeiro, o ingrediente ativo deve penetrar na pele e não só ficar na superfície. Após ser absorvido, necessita atingir um alvo na célula ou no tecido para desempenhar sua função.

Por fim, segundo a autora do texto, deve haver estudos científicos sérios feitos em várias populações, diferentes climas, por pesquisadores experientes e sérios em várias partes do mundo.

Em entrevista à Folha Online, a professora da cosmiatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) frisou também pontos como o cuidado com a pele desde a infância e o usou de compostos de uréia para alguns tipos de rostos.

Folha Online - Quais são os produtos com maior comprovação científica para rejuvenescimento?

Érica Monteiro - Os [que possuem] retinóides e os fotoprotetores. Os retinóides são um grupo de substâncias com atividade semelhante a da vitamina A. Sabemos que a principal causa de envelhecimento é a exposição solar crônica. Quanto maior a exposição solar, mais cedo aparecem seu efeito na pele como linhas, sulcos e rugas, manchas escuras e manchas claras (sardas marrons e sardas brancas). Se a exposição solar continuar, com o passar dos anos essas alterações poderão evoluir para o aparecimento do câncer de pele.

Folha Online - Quais são as linhas de pesquisa em produtos para rejuvenescimento?

Monteiro - Há estudos recentes que revelaram semelhanças entre o que acontece na pele envelhecida e no processo de cicatrização de um ferimento. Fatores de crescimento se acumulam no local da ferida e interagem para iniciar o processo de cicatrização.

Divulgação

A médica Érica Monteiro critica o uso indevido de produtos naturais Folha Online - Os produtos ditos naturais são melhores para a pele?

Monteiro - Isso não é verdade. Precisamos esclarecer que produtos "naturais" não são sinônimos de produtos "seguros", mas sim oposto de produto "sintético".

Os produtos feitos com ingredientes "naturais", muitas vezes feitos clandestinamente, podem causar grandes problemas. Por exemplo, pode-se não ter um controle adequado da qualidade no produto final vendido ao consumidor, isto é, não se sabe se a quantidade e a qualidade do produto final está dentro de normas pré-estabelecidas para a segurança da pele.

Pode haver contaminação por bactérias, fungos e outros agentes nocivos. O problema não é só a composição de ervas irregulares, muitos fabricantes clandestinos podem adicionar componentes para aumentar a eficácia, mas que não estão listados na lista de composição do produto. O consumidor deve estar atento se a empresa tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) antes de comprar um produto "natural".

Folha Online - Por que então costumam dizer que os produtos do mercado não funcionam?

Monteiro - Na verdade, não é que eles "não funcionam". O que acontece é que muitos deles fazem promessas milagrosas que são impossíveis de serem cumpridas com um produto "em creme". Não existe tecnologia disponível no momento para que um creme aplicado na superfície da pele chegue no plano muscular. Muitas vezes, esses produtos funcionam apenas como hidratantes.

Folha Online - Muitos dermatologistas indicam o uso de uréia no rosto. O que a senhora acha?

Monteiro - A uréia está na composição de vários produtos hidratantes, como cremes ou loções para a pele. A uréia poderá ser ou não indicada para hidratação da pele do rosto dependendo da sua concentração e do tipo de pele do paciente. Por exemplo, um paciente com a pele seca e sensível, pode sentir coceira, irritação e sensação de "pinicação" na pele. Já outro paciente com pele seca, resistente e tendência ao aparecimento de rugas poderá se beneficiar muito de um hidratante para o rosto com uréia nas concentrações entre 3-10%.

Folha Online- Dizem que tratamentos antes dos 40 anos são ineficazes. É verdade?

Monteiro - Não, isso não é verdade. Muitos dermatologistas gostam de falar que "começamos a envelhecer a partir do momento em que nascemos". O tratamento para "antienvelhecimento" deve começar o mais cedo possível.

Já na infância, devemos orientar aos pais para não expor seus filhos ao sol sem proteção adequada, como chapéu, boné, roupa adequada e uso de filtros solares sempre que possível.

Na idade adulta, essas recomendações continuam e já poderemos acrescentar o uso diário de hidratantes ou produtos com ácidos (como retinóides, alfa hidróxiácidos, antioxidantes ou clareadores), dependendo das necessidades da pele do paciente. Não há idade definida para iniciar esses tratamentos, mas deve haver boa avaliação médica do caso e muito bom senso.

Folha Online - O preço dos cosméticos é proporcional à qualidade deles?

Monteiro - O preço de um cosmético depende do investimento que se faz em pesquisa, inovação, marketing e da grife que traz consigo. Nem sempre o mais caro é o melhor.

Folha Online - Os cremes são testados por pessoas de apenas um tipo de pele ou de todo tipo?

Monteiro - Muitos produtos não são testados em diferentes populações e em diferentes climas, faixa etária. Empresas sérias, antes de vender seu produto em outro país ou em outro continente, fazem testes para verificar o comportamento do seu produto e garantir que terá a mesma eficácia que se obtém ao ser aplicado no país onde ele foi desenvolvido.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/284410/visualizar/