Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 08 de Agosto de 2006 às 01:22

    Imprimir


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, chegou hoje ao Equador em visita oficial de caráter econômico, na qual assistirá à assinatura de um acordo de complementação comercial e dois de cooperação petrolífera.

Bachelet, que antes esteve em Bogotá, onde assistiu à posse de Álvaro Uribe como presidente da Colômbia, foi recebida às 21h (23h de Brasília) desta segunda-feira pelo chanceler do Equador, Francisco Carrión, no aeroporto da capital.

Em Bogotá, os quatro países da Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru) aproveitaram a presença de Bachelet para convidar o Chile a retornar ao bloco, ao qual pertencia originalmente.

A visita de Estado terá "o objetivo de fortalecer os vínculos políticos, econômicos, comerciais, culturais e de cooperação entre os dois países", segundo uma nota do Ministério de Relações Exteriores equatoriano divulgada hoje.

Bachelet e o presidente do Equador, Alfredo Palacio, vão assistir à assinatura de um acordo e um contrato entre as empresas petrolíferas de seus países, Petroecuador e Enap, para aumentar os serviços e investimentos da companhia chilena no Equador.

O Chile, que não produz petróleo, está interessado em aumentar seus investimentos, por meio da Enap, para aumentar de 14 mil para 17 mil os barris de petróleo que já extrai num campo na Amazônia equatoriana.

Os chilenos também fortalecerão a cooperação no desenvolvimento das técnicas de prospecção e produção de petróleo, "como uma demonstração da complementação energética" entre países sul-americanos, segundo o comunicado da Chancelaria equatoriana.

Além disso, os dois países vão assinar acordos para "dinamizar a importante relação econômica e comercial", segundo a Chancelaria.

As relações políticas, econômicas e sociais entre Equador e Chile receberam um grande impulso em dezembro, quando o então presidente chileno, Ricardo Lagos, visitou o país vizinho. Em janeiro deste ano, Palacio visitou o Chile e se reuniu com Lagos e com a então já presidente eleita Bachelet.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/284545/visualizar/