Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 05 de Agosto de 2006 às 06:39

    Imprimir


O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, afirmou nesta sexta-feira que a Medida Provisória (MP) sobre o pacote cambial permitirá que o banco possa elevar o volume de financiamentos para o setor público.

Atualmente, o limite de empréstimos para a área pública está fixado em até 45 por cento do patrimônio de referência do BNDES.

Com a negociação da dívida de 7 bilhões de reais do banco com o Tesouro Nacional, o patrimônio de referência do BNDES subirá dos atuais 24 bilhões de reais para aproximadamente 30 bilhões de reais.

"O patrimônio de referência que será elevado amplia a possibilidade de o BNDES fazer empréstimos para o setor público, mas não é esse o nosso objetivo, até porque esse limite estava bastante confortável", disse Fiocca a jornalistas.

Ele explicou que essa operação, que depende da ampliação do patrimônio, ainda precisa de um aval do Banco Central (BC).

Fiocca informou também que o aumento no patrimônio visa atender a perspectiva de crescimento de investimentos no setor privado do país.

"Ainda não havia operações travadas com o setor privado, mas a gente via que estava chegando perto do limite. A mudança dá mais folga e os recursos vão fluir. O objetivo é apoiar os grades projetos de investimentos de empresas privadas", acrescentou.

Fiocca ressaltou que o limite de empréstimo do BNDES para o setor privado é de 25 por cento do patrimônio de referência. Mas grandes grupos, como Petrobras, Usiminas, CSN e Embraer conseguem tomar, juntos, recursos que se aproximam desse teto.




Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285212/visualizar/