Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 11:05

    Imprimir


Em Mato Grosso, os usuários do Sistema Único de Saúde têm à disposição um serviço que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias que acometem as mãos. Trata-se do Ambulatório de Dermatologia do Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), que conta com profissionais especializados em cirurgia da mão, uma especialidade médica oferecida há cinco anos. Somente no primeiro semestre deste ano foram realizadas cerca de 100 cirurgias da mão encaminhadas por este ambulatório.

De acordo com o ortopedista e cirurgião da mão, Maurício de Araújo Allet, o ambulatório atende usuários com hanseníase, doenças traumáticas, como fraturas, lesões de tendões, nervos e de cobertura cutânea, más formações congênitas, como a sindactilia (dedos grudados), gigantismo (dedos grandes e tortos) e com seqüelas por amputações ou esmagamentos. “O ambulatório é referência para pacientes de todo Mato Grosso e eventualmente também de outros Estados como Rondônia, Pará, Goiás, Acre e Mato Grosso do Sul”, disse.

A diretora do Cermac, Maria Conceição Villa, explica que no caso da hanseníase, uma das principais características é o acometimento do sistema nervoso periférico, sendo o comprometimento neurológico a causa mais comum de deficiência (deformidade), podendo levar à limitação funcional (incapacidade) e à restrição na participação social. “As cirurgias contribuem para minimizar a deficiência, restaurar a função da mão e facilitar a participação social. Geralmente as cirurgias têm a finalidade de aliviar a dor, melhorar a função, prevenir deformidades e melhorar a estética, além de proporcionar bem estar e qualidade de vida ao paciente”, disse.

Maurício Allet informou ainda que o atendimento no Cermac é ambulatorial e as consultas são agendadas por meio da Central de Regulação, com o encaminhamento de ortopedistas ou médicos que fazem acompanhamento da hanseníase nas unidades básicas de saúde. Após a avaliação feita pelos especialistas em cirurgia de mão do Cermac, a solicitação da cirurgia é encaminhada à Central de Regulação, que encaminha para o hospital contratado para esta finalidade. A assistência aos casos de urgência e emergência é feita nos prontos socorros, especialmente, os casos de trauma.

Após a cirurgia, o usuário passa por acompanhamento pós-operatório com os curativos feitos no ambulatório do Cermac, além da retirada dos pontos. Dependendo do procedimento poderá ser necessária a realização da reabilitação com fisioterapia que, no caso dos hansenianos, é realizada também no Cermac.

Os demais casos são encaminhados para o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac). “O objetivo é promover uma rápida recuperação do uso funcional da mão nas atividades da vida diária. As cirurgias buscam um resultado funcional. Em muitos casos, a reabilitação pós operatória é de até 100%, o que garante a reintegração do paciente à sociedade e às atividades laborais”, afirmou o cirurgião.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285678/visualizar/