Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 10:10

    Imprimir


Pelo menos 21 civis morreram e outros treze ficaram feridos em um atentado suicida ocorrido hoje no sul do Afeganistão, confirmaram à Efe fontes oficiais. Segundo Dawoud Ahmadi, o porta-voz do Governo de Kandahar, o atentado aconteceu no começo da tarde de hoje em um mercado cheio do distrito de Panjwaee. As primeiras informações indicam que, aparentemente, um suicida explodiu um carro no mercado, onde várias lojas ficaram destruídas.

Ahmadi afirmou que o suposto alvo parecia ser a população, já que no local não há postos de controle do Exército nem das forças internacionais que tentam garantir a segurança no país.

Na semana passada, dois soldados da coalizão militar liderada pelos EUA no Afeganistão ficaram feridos gravemente em um ataque suicida em Kandahar que deixou um veículo completamente destruído.

Além disso, no dia 22 de julho dois soldados canadenses e seis civis afegãos morreram em outras duas ações suicidas na mesma província.

Se for confirmado que a explosão de hoje foi conseqüência de um atentado suicida, seria um dos mais graves dos últimos anos no país.

A Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) da Otan assumiu recentemente a tarefa de erradicar a violência no sul do país, onde a violência se intensificou desde maio, quando foi lançada uma operação da coalizão militar liderada pelos EUA e o Exército Nacional Afegão na região.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o domínio de Cabul nessa região e facilitar a governabilidade e reconstrução da área.

Segundo fontes militares, mais de oitocentos insurgentes talibãs morreram desde o começo da ofensiva em quatro províncias do sul: Kandahar, Zabul, Uruzgan e Helmand, que formam a região mais violenta do país.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285690/visualizar/