Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 08:27

    Imprimir


O aproveitamento das lavouras da safrinha para o fortalecimento da pecuária será debatido hoje, em Lucas do Rio Verde, durante o ciclo de palestras da 18ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Lucas do Rio Verde – Expolucas. Os produtores do município e região terão a oportunidade de obter conhecimentos sobre a pecuária como atividade econômica na 3ª safra.

O presidente da feira, Joci Picini, destaca que Lucas do Rio Verde, campeão brasileiro na produção de milho safrinha, está caminhando para a diversificação da economia e deve aproveitar seus terrenos com a pecuária. O sistema intregrado da lavoura-pecuária compreende a primeira safra com a cultura da soja, a segunda safra em sistemas consorciados com culturas de milho, sorgo ou girassol implantadas juntamente com brachiarias para formação da pastagem, que geram a terceira safra, com o gado em sistema de semi-confinamento no período da seca.

A superintendente da fundação, Dora Ceconello, disse ao Só Notícias/Agronotícias, que os resultados dependerão de planejamento e acompanhamento técnico e o uso de tecnologias já testadas e adequadas para a região. “O primeiro ano de avaliação mostrou forte tendência de viabilidade deste sistema, que além de proporcionar redução de custo com fertilizantes e herbicidas para a cultura da soja, possibilita agregação de valores a produtos locais como milho, sorgo, girassol, caroço de algodão, milheto e resíduo de soja, além da utilização das terras no período da seca, gerando uma receita em um período de ociosidade sem concorrer com as cultivos tradicionais”, completa.

Estes temas serão abordados hoje à tarde. Amanhã de manhã os produtores poderão participar de um dia de campo, na Fundação Rio Verde, em que serão mostrados os trabalhos de formação de culturas consorciadas, semi-confinamento e confinamento bovino, também serão realizadas palestras sobre a pecuária de corte e mercado de carne.

O ciclo de palestras começa às 13h30 horas, no pavilhão do Algodão, e prossegue amanhã, com temas voltados a produção suinícola e avícola.

Programação: 13h30 - Inscrições 14h – Formação de Culturas Consorciadas para integração Lavoura Pecuária ( Eng. Agr. MSc. Fitotecnia Clayton Giani Bortolini – Fundação Rio Verde) 15h – Nutrição de Bovinos Semi-Confinados (Zoot. MSc. Luis Keplin – Brasil Keplin Consultoria Ltda.) 16h15 – Intervalo 16h30 – Integração Lavoura Pecuária (Dr. Armindo Kischel Pesquisador da Embrapa Gado de Corte e Consultor em Agropecuária) 17h45 - Debate 20h30 - Rodeio 21h - Bingo 00h - Baile no Ginásio Pimpão – Grupo Recanto e Banda Liverpool





Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285764/visualizar/