Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 27 de Julho de 2006 às 15:30

    Imprimir


Há um ano está em funcionamento em Mato Grosso o Laboratório de Fronteira, localizado em Cáceres (252 Km, ao Oeste de Cuiabá), município que fica na divisa com a Bolívia. Neste período, a unidade já realizou 2.100 exames sorológicos e 395 análises de água para o consumo humano. “O Laboratório de Fronteira, primeira unidade descentralizada do MT Laboratório da Secretaria de Estado de Saúde, está localizado em ponto estratégico atuando também como apoio às ações de vigilância em saúde na região oeste mato-grossense”, disse o diretor geral do MT-Laboratório, João Batista Villa.

De acordo com João Villa, o Laboratório de Fronteira é unidade pertencente à rede nacional de laboratórios de Saúde Pública, e é coordenado pelo MT-Laboratório, referência estadual em procedimentos laboratoriais de média e alta complexidade. “O Laboratório de Fronteira é uma unidade laboratorial que visa a viabilização do diagnóstico de agentes etiológicos, vetores de doenças transmissíveis como a tuberculose, a raiva animal, leishmaniose, a dengue, a malária e outros agravos à saúde pública, bem como a promoção do controle analítico para verificação da qualidade sanitária dos serviços prestados na região”, comentou.

A unidade laboratorial de fronteira atende os Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Cáceres e Pontes e Lacerda, que englobam 22 municípios mato-grossenses. Segundo João Villa, dos 41 agravos que devem ser notificados ao Ministério da Saúde, o Laboratório de Fronteira em Cáceres já realiza os exames de HIV, Hepatites (HBS Ag, Anti Hbc Igm, HCV, HAV IgM), dengue e rubéola, além das análises de água para o consumo humano. “A perspectiva ainda para 2006 é a implantação de novos exames”, destacou.

O Laboratório de Fronteira é fruto de uma ação preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) dentro do projeto VigiSUS, criado como estratégia para fomentar a estrutura e implementação do sistema nacional de Vigilância em Saúde de forma descentralizada. “No último dia 11 de julho dois técnicos do Ministério da Saúde estiveram visitando a sede do Laboratório de Fronteira em Cáceres e aprovaram a forma como a unidade está sendo conduzida pelo Estado”, disse João Villa.

Em Mato Grosso, a unidade laboratorial de fronteira conta com dois farmacêuticos-bioquímicos e um técnico em laboratório, além de assistentes administrativos e servidores de apoio do SUS. “Todos estes profissionais são capacitados pelo próprio MT-Laboratório o que permite maior segurança e confiabilidade nos resultados dos exames realizados”, comentou o diretor.

O Laboratório de Fronteira tem como competência o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica, vigilância ambiental em saúde e vigilância sanitária no que se refere às ações laboratoriais em áreas de fronteira. Atua como auxilio nas atividades desenvolvidas pelo MT-Laboratório e como apoio no cumprimento dos acordos internacionais nas áreas de prevenção e controle de doenças e serviços.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287010/visualizar/