Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 26 de Julho de 2006 às 16:32
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), comemora neste dia 26.07 um ano de existência. O objetivo do Estado, ao criar esse serviço, foi dar um atendimento especializado aos portadores de necessidades especiais em saúde bucal, na área curativa e de prevenção da saúde bucal.

O aniversário foi comemorado com um culto ecumênico, realizado na sede do Ceope, com a presença do secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, do secretário adjunto de Administração Sistêmica, Carlos Alberto Capistrano, superintendentes, diretores e servidores.

Após o culto ecumênico a diretora do Ceope, Daniely Beatrice Ribeiro do Lago, entregou ao secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, o relatório de atividades executadas nesse período. Ressaltou a diretora que “há um ano o Ceope promove a assistência odontológica a cerca de 2.700 pacientes resultando em 11.514 procedimentos dentro dos serviços que ele oferece hoje na prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões bucais no Brasil, além da cessão de próteses”.

O secretário Augustinho Moro aproveitou a ocasião para homenagear os servidores que trabalham por mais de 25 anos no âmbito do atendimento aos usuários do SUS, na pessoa da odontóloga Rosa Milhomem, entregando a ela a Comenda de Honra ao Mérito, criada pelo Estado, em comemoração aos 26 anos de trabalho da servidora na Secretaria de Estado de Saúde.

O secretário Augustinho Moro, em seu discurso, falou da atenção que o Estado vem dando na assistência aos portadores de necessidades especiais. “O Ceope, especificamente, atende os pacientes que necessitam de média e alta complexidade e que não têm condições de ser atendidos na rede básica em virtude de necessitarem de atendimento especializado. Foi pensando nesse público que o Estado criou este Centro para oferecer serviço ambulatorial e hospitalar sob condicionamento, sedação ou anestesia geral que o serviço especializado requer no tratamento a essas pessoas”.

O secretário fez questão de ressaltar mais dois desmembramentos desse serviço. Por meio da Assembléia Legislativa foi aprovada a Lei de Câncer Bucal, número 8.342/05, que instituiu o serviço estadual de atenção às doenças da boca e da face, no âmbito do Ceope. A Lei determinou que o MT Laboratório atuasse como referência estadual na realização de exames e patologia bucal.

Outro serviço dirigido a esse público foi o tratamento das fissuras labiopalatais possibilitado por meio de um convênio com o Hospital Geral Universitário (HGU). “A assistência de excelência, humanizada, abrangeu todos os níveis desse serviço possibilitando a correção das fissuras labiopalatais, a reconstrução plástica do dano que a doença causa à boca, o tratamento odontológico, a cessão de aparelho e o tratamento fisioterápico incluindo também a correção da fala. Sem contar com os outros serviços que o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa oferece a esse público”, disse o secretário.

Paralelamente à prestação desses serviços especializados o Ceope oferece aos servidores a participação em cursos de capacitação que visam aprimorar sua habilidade na assistência aos portadores de necessidades especiais no âmbito do atendimento de odontologia especializada.

O projeto estabelece que todo servidor que participar desses cursos deverá encaminhar, à sua chefia imediata, um relatório onde conste, pelo menos, o nome do curso, as idéias principais e a forma de aplicação do aprendizado no dia-a-dia da instituição.

A passagem de um ano de atuação do Ceope também foi motivo para que os diversos setores pudessem expressar o que pensam de trabalhar no Centro. Os odontólogos disseram que “trabalhar no Ceope é trabalhar num local onde, além de desenvolvermos o lado profissional podemos desenvolver, também, o lado humano. Com essas pessoas com necessidades especiais podemos exercer a nossa solidariedade, nossa paciência e nosso carinho na atenção a outros”.

Os servidores que trabalham no setor administrativo concordaram com a idéia e reforçaram: “É o local onde cumprimos o ciclo da vida através do trabalho com esforço e dedicação dando o melhor das nossas habilidades”.

O Ceope está estruturado para o atendimento a cerca de 80 pessoas por dia com recepção climatizada, sala de espera para público adulto e infantil, oito consultórios odontológicos, salas de esterilização de materiais, sala de raios-x, Centro Cirúrgico, Almoxarifado, sala de Serviço Social, sala administrativa, copa e banheiros para o público (masculino e feminino) e para os servidores (feminino e masculino).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287254/visualizar/