Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 09 de Fevereiro de 2013 às 06:33
Por: Bianca C. Zancanaro

    Imprimir


Segunda-feira (11) é o último dia para proprietários de veículos com placas finais 2 e 3 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em cota única, com desconto de 5%. Até o dia 20 quem optar pelo pagamento também em cota única receberá desconto de 3%.

De 21 a 28 deste mês, o contribuinte poderá efetuar o recolhimento integral ou parcelado do IPVA (em até três vezes), mas sem desconto. No caso da opção pelo parcelamento, a primeira cota deverá ser quitada até dia 28. Após este dia, o IPVA deverá ser pago integral com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas).

Conforme Só Notícias já informou, para este ano, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) confirmou uma queda em torno de 13% no valor do IPVA para automóveis. Para caminhões a redução média será de 10%; para ônibus 11%; e 3% para motos. A queda é determinada com base nos valores venais de cada veículo, apontados pela pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do IPVA, deve ser emitido pelo próprio contribuinte no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.mt.gov.br), no menu IPVA (lateral esquerda da página). O contribuinte também pode retirar o DAR- 1/AUT para recolhimento do IPVA nas unidades informatizadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).

Nos municípios onde não houver unidade do Detran ou, se houver e a unidade não for informatizada, o contribuinte pode se dirigir à Agência Fazendária do seu domicílio fiscal para retirar o DAR-1/AUT para pagamento do tributo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/28727/visualizar/