Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 26 de Julho de 2006 às 02:55

    Imprimir


A farmacêutica Glaxosmithkline (GSK) afirmou ter elaborado a vacina mais eficaz contra o vírus H5N1 da gripe aviária, que estaria disponível em 2007, segundo declarações do diretor-executivo da empresa, Jean-Pierre Garnier, à rede BBC. Garnier afirmou que a vacina poderia estar disponível em breve.

Segundo a GSK, ela obtém a resposta mais alta de imunização com uma dose baixa devido a um remédio patenteado "auxiliar", um ingrediente que estimula o sistema imunológico.

Ainda de acordo com a GSK, os resultados da vacina se baseiam em testes clínicos feitos na Bélgica, com 400 adultos de 18 a 60 anos.

Como a dose necessária é pequena, a produção seria barata. A empresa poderia começar a fornecer a vacina ainda no fim de 2006, declarou Garnier ao programa Today, da BBC 4.

"Podemos demonstrar a eficiência da vacina de maneira muito significativa, totalmente satisfatória e segura, com uma dose de apenas 3,8 microgramas", acrescentou Garnier. "Estaremos em condição, até o fim do ano, de produzir centenas de milhões de doses", ressaltou.

Apesar de não haver uma decisão final sobre o custo, a estimativa é de cerca de 4 libras (5,8 euros) a dose. "Não sabemos quanto custaria porque ainda precisamos industrializar o processo", explicou o diretor-executivo da GSK.

A vacina foi criada para a cepa atual do vírus, mas existe a preocupação de que ele sofra uma mutação e passe a ser transmitido entre humanos. "Mas se houver uma mutação do H5N1, provavelmente a vacina seria eficaz também", disse Garnier.

O executivo anunciou a preocupação de sua companhia com os possíveis custos da vacina em países menos desenvolvidos. Segundo ele, será preciso buscar fundos de organizações que possam ajudar a financiar campanhas de vacinação.

A vacina, como outras em processo de desenvolvimento, tem que ser aprovada pelas autoridades competentes nos EUA e Europa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287386/visualizar/