Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 24 de Julho de 2006 às 12:30

    Imprimir


A CPI dos Sanguessugas deve receber hoje requerimento para que os nomes dos 105 parlamentares supostamente envolvidos com a máfia das ambulâncias sejam divulgados. O pedido será feito pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE), José Carlos Aleluia (PFL-BA) e Fernando Gabeira (PV-RJ), além da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL). Em outro requerimento, os quatro pedirão a quebra dos sigilos bancário e fiscal de todos os congressistas envolvidos. O objetivo é encontrar provas do recebimento de propina. Conforme Jungmann, a Polícia Federal quebrou apenas os sigilos telefônicos durante a Operação Sanguessuga.

Até agora se sabe que parlamentares receberam dinheiro, carros e até imóveis em troca de apresentar emendas ao Orçamento da União destinadas à compra de ambulâncias. Os veículos eram vendidos a preços superfaturados para a quadrilha, num esquema que envolvia prefeituras e o Ministério da Saúde. A comissão tornou público os nomes de 57 parlamentares que estão sendo investigados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Desse grupo, apenas um é senador, o líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB). Membros da CPI querem divulgar também quem são os parlamentares citados no depoimento de Luiz Antonio Trevisan Vedoin, um dos sócios da Planam, apontado como cabeça do esquema.

Segundo o vice-presidente da comissão, deputado Raul Jungmann, a lista chega a 105 parlamentares. "O depoimento nos dá indícios, provas, um conjunto similar [aos dados do STF] suficientes para exigirmos explicações. Eles têm que responder sobre o que está ali", disse. Na edição deste final de semana, a revista Veja divulgou os nomes de 112 parlamentares e ex-parlamentares supostamente envolvidos com a máfia das ambulâncias. A CPI, porém, deve se ater apenas aos parlamentares que têm mandato.




Fonte: ANSA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287745/visualizar/