Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 24 de Julho de 2006 às 07:33

    Imprimir


Recesso das aulas e trabalho, pais e filhos se preparam para viajar e aproveitar os dias de férias. Mas é preciso ter cuidado. Nesse período, aumentam os números de acidentes que provocam traumatismos craniano e na coluna vertebral (neurotraumas), segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), que lança a Campanha Nacional de Prevenção ao Neurotrauma.

"Nos meses de férias, acidentes de carro, atropelamentos, acidentes de pessoas que mergulham em piscinas e cachoeiras sem verificar a profundidade e batem com a cabeça, por exemplo, aumentam muito. Na maioria das vezes, esses acidentes são mortais ou provocam seqüelas como paraplegia ou tetraplegia", afirma José Alberto Landeiro, presidente da sociedade médica.

Ele alerta que acidentes de bicicleta, skate, cavalo e patins também podem causar traumatismo no crânio e na coluna vertebral. Por ano, 150 mil pessoas sofrem neurotraumas no País. O uso de capacete e o respeito às normas de trânsito podem ajudar, afirma o médico. "A grande maioria dos acidentes envolve a ingestão de bebidas alcoólicas, que provocam um atraso nos reflexos", diz ele.

Membros da sociedade distribuirão panfletos nos pedágios nas principais estradas do País, entre elas a Nova Dutra (Rio-São Paulo), a Via Lagos, a Ponte Rio-Niterói e Rio-Teresópolis. A SBN também vai participar de cursos para motoristas profissionais.




Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287843/visualizar/