Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 24 de Julho de 2006 às 06:42

    Imprimir


Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Pará são os estados com maior concentração de casos de câncer de pênis no Brasil. A informação consta nos dados preliminares do primeiro estudo epidemiológico da doença no país, realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Os primeiros dados também mostram que o Maranhão se destaca no estudo, uma vez que 16% do total de casos de câncer no estado são de pênis e a doença mata mais do que o câncer de próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a doença atinge 2% da população mundial e ocorre devido à falta de higiene nos órgãos genitais.

O resultado final da pesquisa deve ser divulgado no início de 2007, juntamente com o lançamento de uma campanha nacional para conscientizar a população sobre a doença. A estimativa da Sociedade de Urologia é de que uma campanha ostensiva pode erradicar a doença em 15 anos.

Segundo os médicos, a prevenção da doença é feita através da higiene dos órgãos genitais diariamente com água e sabão, da realização de auto-exame mensalmente e realização de exame médico anualmente. Entre os sintomas do câncer estão o aparecimento de ferimentos que não cicatrizam, caroços com secreção e mau cheiro e manchas esbranquiçadas.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287865/visualizar/