Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 22 de Julho de 2006 às 15:20

    Imprimir


O consumo de energia elétrica na França subiu 3% este mês em relação à média do mês de julho dos últimos anos, enquanto o Governo pediu para aumentar as precauções diante da previsão de que o calor intenso continuará por vários dias.

O gerente da rede elétrica RTE anunciou hoje a subida no consumo de energia elétrica, que atribui "ao uso aumentado dos sistemas de ventilação e climatização", segundo um comunicado, no qual afirma que permanecerá atento para que os meios de produção de energia sejam os adequados para garantir a segurança do sistema.

A RTE afirmou que a produção de eletricidade está sendo afetada pela elevação das temperaturas dos cursos de água que passam por algumas centrais.

Sobre o assunto, a companhia pública Electricité de France (EDF) pediu ao Governo que, em caráter excepcional, autorize suas usinas nucleares e térmicas situadas na margem de rios a pegar água para refrigeração de suas instalações, e devolvê-la a uma temperatura levemente superior à legal.

As centrais francesas que ficam à beira de rios estão autorizadas a devolver a água usada na refrigeração, mas devem fazer isso com um tratamento especial que garanta uma temperatura que não prejudique a flora e a fauna dessas áreas.

O ministro da Saúde francês, Xavier Bertrand, disse hoje que a onda de calor "vai durar, na próxima semana deve fazer muito calor", por isso insistiu na necessidade de que os cidadãos se preocupem com as pessoas mais vulneráveis, como os idosos, e evitem que fiquem isoladas neste período.

A atual onda de calor causou na França a morte de 20 pessoas, das que a metade tinha mais de 80 anos.

Enquanto isso, o Instituto de Meteorologia prolongou a situação de alerta devido ao calor em 34 departamentos do centro e sudeste do país, pelo menos até segunda-feira à tarde, em meio a temperaturas máximas de 37 graus.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288104/visualizar/