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Cultura
Quarta - 19 de Julho de 2006 às 21:00

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Quando bate o sino para o intervalo de aula na Escola Estadual “Santo Antônio” - no município de Rondonópolis ( 214 km ao Sul de Cuiabá) – os alunos já têm garantido o entretenimento: entra no ar a “Rádio Recreio”.

Esse, que é um dos mais antigos meios de comunicação, está transformando a hora do lanche dos cerca de 800 alunos. São eles que desenvolvem toda a programação: manuseiam os equipamentos, selecionam as músicas, fazem o roteiro e a locução.

“Na hora dos intervalos, os alunos colocam no ar mensagens de otimismo, músicas e informam sobre os eventos da escola”, acrescenta a coordenadora da pastoral da escola, irmã Lidiane Ferreira.

De acordo com a irmã, as atividades realizadas por meio da rádio têm ajudado na melhoria do desempenho dos alunos e o crescimento escolar. “Eles estão mais participativos dentro e fora de sala, têm iniciativa para fazer os eventos e refletem sobre as ações”, definiu.

Outro ponto positivo da iniciativa, relata a irmã Lidiane, é a promoção da integração entre os estudantes e entre os funcionários da escola. “A gente sente a integração de todos e isso é muito bom para a escola e para a comunidade escolar”.

Política Pedagógica

Do projeto “Rádio Recreio” participam cerca de 22 crianças da 1ª a 3ª fase do 3º ciclo de formação. Esse projeto faz parte da política pedagógica da escola “Santo Antônio”, que é coordenada pelas irmãs salesianas.

Na unidade ainda são desenvolvidos projetos como “Voluntários da Acolhida”, onde estudantes puxam as orações nas salas antes do início das aulas; “Voluntários do Recreio”; e o “Grupo de Modelos”, que trabalha com palestras sobre a valorização da mulher e a beleza interior.

Os alunos também têm acesso a aulas de dança de rua, teatro e de capoeira. Todas as atividades são realizadas em horário extracurricular, proporcionando a presença dos estudantes quase que em período integral na escola.

“Eles se reúnem sempre em períodos opostos ao de aula para as atividades ou planejamento delas. Com isso, evitamos que as crianças e os adolescentes fiquem ociosos ou nas ruas”, afirmou a irmã, acrescentando que as atividades também revelam talentos.

Com base na política pedagógica da escola, a maioria dos estudantes do Ensino Fundamental está envolvida em algum projeto. Além deles, os projetos envolvem os professores e os coordenadores da unidade escolar.





Fonte: Secom-MT

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