Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 19 de Julho de 2006 às 20:30

    Imprimir


Os secretários Clóves Vettorato (Desenvolvimento Rural) e Luiz Henrique Daldegan (Meio Ambiente) cumprem extensa agenda de trabalho e reuniões com o Banco Mundial, órgãos governamentais e não governamentais em Washington, nos Estados Unidos até o próximo sábado (22.07).

Na pauta de reuniões consta a discussão da cultura americana e os incentivos fiscais que dão suporte às ações de filantropia voltadas para a conservação; e as diversas fontes de fundos internacionais focados na conservação da natureza.

Também serão debatidos com integrantes do Banco Mundial, especialistas em meio ambiente e a TNC, os tipos de mecanismos financeiros e legais para gerenciar e manter áreas protegidas (públicas e privadas) existentes nos Estados Unidos e nas agências multilaterais; e os modelos de negócios que dêem suporte às estratégias de Mato Grosso para o desmatamento evitado, particularmente aqueles modelos que remuneram agentes públicos e privados pelo desmatamento evitado (pagamento por serviços ambientais prestados pela floresta em pé).

A delegação mato-grossense realiza a viagem a convite da TNC, ong ambiental internacional, para discutir questões-chave na preservação do meio ambiente para o Estado de Mato Grosso.

Durante os quatro dias do encontro, a delegação visitará o Banco Mundial, onde discutirá os diferentes mecanismos financeiros existentes para conservar e gerenciar as florestas remanescentes – públicas ou privadas; na agenda está prevista, ainda, visita à sede da TNC, onde será debatido como a filantropia nos Estados Unidos ajuda na conservação ambiental e o uso de outras ferramentas para financiar projetos ambientais; oportunidades de negócios que podem ser geradas com o uso das florestas e modelos de conservação para o Estado do Mato Grosso. O grupo fará também uma visita de campo ao sítio de Potomac Gorge, monumento natural próximo a Washington, onde o turismo é um modelo de negócio que alia o desenvolvimento local à conservação do parque.

Em maio de 2006, a TNC, o rno Estado de Mato Grosso e entidades representativas do setor produtivo do Estado firmaram um acordo com o objetivo de criar e implementar políticas públicas que favoreçam a conciliação do desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Dentre as metas propostas destaca-se a ampliação de ações que promovam o atendimento da legislação florestal por parte dos produtores rurais. Essas ações procuram diminuir os custos econômicos, maximizar os ganhos para a biodiversidade e criar mecanismos que garantam a sustentabilidade técnica e financeira de áreas protegidas públicas e privadas, como RPPNs e Áreas de Proteção Permanente.

Participaram ainda da reunião, o presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso (Fiemt), Nereu Pasini, o diretor do Fundo Estadual de Meio Ambiente, Juliano Rizental, membro da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Evandro Morales e o diretor do Programa de Conservação das Savanas Centrais da América do Sul da The Nature Conservancy (TNC), João Campari.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288621/visualizar/