Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Julho de 2006 às 14:53

    Imprimir


´´Meditação e Equilíbrio`` é o tema da palestra que se realiza logo mais, às 19h30, no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A palestra tem a finalidade de facilitar e difundir a Sahaja Yoga, ´´um método simples que permite, de forma espontânea, o estabelecimento da união entre a nossa consciência e o espírito, que é a dimensão divina de cada um de nós``. A palestra será proferida pela psicóloga e professora Ângela Cavalcanti, radicada em Brasília. A entrada é franca em todos os eventos realizados pela Sahaja Yoga.

Indicada para o controle do estresse e à prevenção de doenças psicossomáticas, a Sahaja Yoga é voltada aos exercícios de meditação. Considerada simples e tecnicamente fácil, é praticada por pessoas comuns, mas recomenda-se não só a meditação diária, individual, como também a meditação coletiva.

Ângela explica que essa prática ´´dá acesso ao acordar de uma energia sutil e permite às pessoas usarem o melhor de si mesmas``. Por meio de técnicas que trabalham os chácras, a Sahaja Yoga ´´sintetiza ensinamentos sobre a matriz divina, que vêm sendo trabalhada em nós ao longo do tempo``.

Com a energia de Kundaline (energia vital) acordada, ela diz que temos possibilidade de perceber o coeficiente vibratório nas coisas que nos cercam, nos capacitando para discernir o que é melhor para nós. Embora citada em escritos de três mil anos antes de Cristo, a Sahaja yoga ficou esquecida por muito tempo e só foi redescoberta trinta anos atrás, pela indiana Shi Mataji Nirmala Devi. Nascida em 1923, ela conviveu, ainda na juventude, com Ghandi, que reconheceu suas qualidades espirituais. Participou da luta pela independência da Índia como líder de movimentos juvenis.

Sem vínculos com correntes religiosas, essa modalidade de Yoga é uma técnica de meditação que exige uma prática diária. A meditação é caracterizada por um estado mental de ausência de pensamento, um esvaziamento da mente.

Presente em 85 países e vários estados brasileiros, em Cuiabá a Sahaja chega agora, a partir dessa palestra, por meio de dois estudantes, que fizeram o convite aos adeptos da Sahaja Yoga durante evento nacional realizado em Brasília. ´´É muito notável o equilíbrio que traz e com esse equilíbrio a gente consegue analisar melhor a vida e até entender melhor a matéria em estudo``, afirma. ´´Ela resgata a base de valores do jovem, que deixa a superficialidade. Ele fica muito protegido, elimina o que não é bom nele``, constata Ângela Cavalcanti.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288645/visualizar/