Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 19 de Julho de 2006 às 06:54

    Imprimir


Paraplégico há 24 anos, o senador colombiano Jairo Clopatofsky, 44, disse nesta terça-feira que largou a cadeira de rodas e começou a andar após ter se submetido a um transplante de células-tronco em Bogotá, há um ano.

O congressista se submeteu a uma intervenção cirúrgica conhecida como "regeneração medular com células-tronco de mucosa olfativa", na Clínica Rainha Sofia, localizada na capital colombiana. De acordo com Clopatofsky, o experimento contribui para ajudar a outros colombianos que se encontram na mesma situação.

Vitimado por um acidente automobilístico, Clopatofsky afirmou à Rádio Caracol que os avanços médicos são notórios, apesar de que os verdadeiros resultados só serão conhecidos daqui a dois anos. O congressista usa botas especiais que o ajudam a se manter de pé e a dar vários passos, já que a sensibilidade de vários de seus órgãos encontrava-se atrofiada.

"Submeto-me a terapias especiais, pois reconheço que a recuperação pode tardar por conta das campanhas políticas deste ano, nas quais serão realizadas eleições gerais no país", admitiu o senador. Clopatofsky apresentou há alguns meses um projeto de lei para incluir procedimentos como este a que se submeteu no sistema de saúde do país, uma iniciativa que poderia ajudar a cerca de 800 mil paraplégicos que vivem na Colômbia, a maioria deles vítimas de violência ou acidentes.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288732/visualizar/