Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Julho de 2006 às 21:10
Por: Marcos Figueíró

    Imprimir


O Governo do Município pretende inserir alunos de aldeias indígenas no mundo virtual. Esta semana o secretário José Paulo de Jesus anunciou investimentos na aquisição de equipamentos eletrônios (televisão, dvd e computadores) que serão entregues à Escola “Formoso” localizada na Aldeia “Rio Formoso” em Tangará da Serra. A Escola Municipal Indígena tem atualmente 80 alunos e há poucos dias não tinha nem energia elétrica.

“É uma distorção histórica que o prefeito Júlio César determinou que fosse corrigida. Durante muitos anos as escolas da cidade foram privilegiadas em detrimento das escolas mais distantes, rurais e indígenas. Agora isso está sendo revertido e os investimentos estão sendo priorizados onde a necessidade é verdadeiramente maior”, conta o secretário ao lembrar que no ano passado a Escola Indígena Formoso, que era de madeira, foi reconstruída em alvenaria e ganhou quatro salas de aula, cozinha, banheiros e refeitório.

Neste ano as mudanças serão ainda mais drásticas, com a instalação de equipamentos antes apenas sonhados pelos estudantes e professores. A instalação só será possível porque há alguns dias o Município investiu R$ 12 mil em recursos próprios na aquisição de um motor gerador e construção de uma casa de máquinas.

“Agora, com a viabilização da energia elétrica, os estudantes terão também uma Sala de Informática, o que é outra reivindicação antiga da escola”, comenta José Paulo, explicando que inicialmente serão apenas dois computadores, mas que poderão ser multiplicados em 2007.

De acordo com a coordenação da escola a televisão e DVD possibilitarão a realização de vídeo-aulas. A geladeira vai melhorar consideravelmente as condições de armazenamento da merenda escolar e os ventiladores possibilitarão mais conforto aos alunos e professores. Outro benefício que veio junto com a energia elétrica é a possibilidade de aulas no período noturno para os adultos em fase de alfabetização.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288751/visualizar/