Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Julho de 2006 às 20:20

    Imprimir


Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) instalou mais três conselhos na região Norte, totalizando o vigésimo sétimo no Estado. As cidades beneficiadas são Guarantã do Norte, Feliz Natal e Marcelândia.

Durante a solenidade de posse dos conselheiros, o coordenador de Polícia Comunitária da Sejusp, tenente-coronel Wilson Batista, agradeceu e destacou a presença dos representantes. "A instalação do Conseg é de extrema importância para a decisão das prioridades das ações na região, integrado por todos os representantes que compõem a diretoria executiva. A descentralização das unidades policiais no Estado proporcionou o controle e ações diretas nos problemas da região."

"A instalação do Conseg, em Guarantã do Norte, Feliz Natal e Marcelândia, é o primeiro passo da divulgação da filosofia da Polícia Comunitária na região. É importante ter essa comunicação entre os órgãos e uma aproximação com a sociedade, o objetivo é estabelecer um compromisso de cooperação entre o cidadão e os envolvidos para a implantação da filosofia e trabalho da Polícia Comunitária. As ações, sendo executadas de forma harmônica e equilibrada, fortalecem as estruturas de segurança pública do Estado", salientou o coordenador.

Cada conselho é formado por 13 representantes, mas o número de participantes é ilimitado. Qualquer pessoa da comunidade pode fazer parte de um Conseg, desde que respeite alguns critérios como não ter antecedentes criminais, morar ou trabalhar no bairro (município) e ser maior de 18 anos.

Presidente empossado do Conseg de Guarantã do Norte, João Vanderley da Silva, falou sobre a importância e sucesso do conselho: “como presidente do conselho de segurança a responsabilidade aumentou. Vamos cobrar, e seremos cobrados, vamos nos organizar e trabalhar, buscando soluções para um bom trabalho dos órgãos de justiça e segurança”.

Denésio apresentou aos empossados e convidados o mapa de investimento, e ações desenvolvidas obedecendo o Plano de Segurança Pública no Estado e na região. "As ações são acompanhadas pela comunidade. Com os conselhos comunitários de segurança, Mato Grosso está à frente na busca de soluções pró-ativas, respeitando cada região do Estado e suas particularidades", finalizou.

Tomaram posse a diretoria executiva e os presidentes dos conselhos de Guarantã do Norte, João Vanderley da Silva, Marcelândia, Otávio Perin, e de Feliz Natal, Manoel Estevão Peteá.

Diversas autoridades do sistema de justiça e segurança da região e do Estado participaram da posse da diretoria. Entre os presentes estavam, o secretário-adjunto de segurança pública, coronel PM Denésio Pio da Silva , tenente-coronel PM Wilson Batista, coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, capitão PM Zacarias Vitalino, tenente PM Gentil Santos Silva, gerente dos Conselhos Comunitários da Sejusp, e os comandantes municipais, tenente PM Mário Willian Ribeiro, Guarantã do Norte, sub- tenente PM Manuel Benedito Fernandes, Feliz Natal, e terceiro sargento PM de Marcelândia, além de lideranças comunitárias da cidade.

As comunidades interessadas em implantar um Conselho Comunitário de Segurança Pública podem entrar em contado com a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp, pelo telefone (65) 3613-5554.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288754/visualizar/