Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Julho de 2006 às 03:20
Por: Adão de Oliveira

    Imprimir


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), via Coordenadoria Estadual de Educação para o Trânsito, participa da realização do Fetran – Festival Estudantil Temático de Trânsito. O Festival entra na sua terceira edição, e neste ano participam escolas do interior do Estado.

Idealizado pela Policia Rodoviária Federal de Mato Grosso e seus parceiros, o festival tem o objetivo de educar jovens, adultos e toda a comunidade escolar, desta feita engajada na educação para o trânsito.

“O Fetran tem trazido grandes frutos pela educação para o trânsito”, disse o superintendente da PRF, inspetor Clarindo Ferreira, durante a abertura do festival. Ele disse que, de acordo com pesquisa nacional, 40% dos acidentes ocorrem com jovens de 18 a 30 anos, sendo que em 25% dos acidentes a causa é o sono. Em 25% dessas vitimas ficam seqüelas, número que de acordo com ele vêm sendo reduzidos graças a parcerias com o Detran. “O Detran tem sido excelente parceiro na realização desse festival e nas outras ações de educação para o trânsito”, disse o inspetor-chefe.

Ao presidente do Detran, Moises Sachetti, coube a largada para o início do festival, que neste ano registrou recorde em número de inscrição de escolas. 28 estabelecimento concorrem ao Fetran, sendo que para a etapa final somente 10 escolas são escolhidas e apenas cinco são premiadas.Sachetti destacou importância da realização do festival, acentuado que são várias formas de se educar para o trânsito, sendo que a representação é a forma mais bonita e mostra a realidade.

Segundo ele é preciso educar também os gestores, de forma corrigir os espaços utilizados de construções das cidades, que deve ser repensado. “Pessoas perdem de 2 ou 3 horas ou mais horas dentro de ônibus ou dentro de veículos se deslocando. Devemos repensar nossas cidades”, disse o presidente do Detran, assegurando que se gasta muito com combustível num país pobre como é o Brasil. “É preciso repensar as cidades para que haja maior agregação familiar e melhor qualidade de vida”.

No primeiro dia de apresentação das escolas no Fetran, se apresentaram os seguintes estabelecimentos: Creche Dr. Fabio (Pastoral da Igreja Católica ), Escola "João Crisóstomo", Escola "Jesus Criança", Escola Municipal "Rita Auxiliadora". Já nesta terça se apresentam no festival a escola "Filogônio Correa" e ainda a Creche Dr. Fábio.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288884/visualizar/