Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 17 de Julho de 2006 às 21:40

    Imprimir


Discutir rumos e possibilidades do cenário musical independente: da produção à distribuição, de políticas públicas a mercado. Este é o intuito dos cinco seminários que acontecem na Terceira Edição da Semana da Música que vai de 23 a 29 de julho, no Sesc Arsenal.

Desde que a VOLUME (Voluntários da Música) surgiu, que se pensa em estabelecer um diálogo mais construtivo entre a classe. São debates sobre a produção e a distribuição da música feita de forma independente no Brasil. “Os seminários que acontecem na Semana da Música vêm para auxiliar no avanço do mapeamento da cadeia produtiva da música, consolidação do mercado musical e qualificação dos músicos”, esclarece Pablo Capilé, Coordenador dos seminários da SeMus.

No primeiro dia de seminário, segunda-feira (24.07), o presidente da Central Única das Favelas do Ceará (Cufa-CE), Francisco José, ou Preto Zezé como é conhecido, encerra a semana de debates discutindo sobre o destino do movimento Hip Hop nacional. A Cufa é um movimento que propaga o hip hop como meio de transformação social, inserindo-se em morros, favelas, periferias brasileiras, se tornando um dos principais meios de expressão e afirmação da identidade cultural. “O rap é parte da cultura hip hop, porém mais do que isso, nosso rap tem compromisso por uma militância coletiva”, diz Preto Zezé.

Na terça-feira (25.07), a discussão gira em torno do Circuito Fora do Eixo, que engloba 13 Estados brasileiros (principalmente do Norte e do Centro-Oeste do país), para otimizar os contatos e gerar intercâmbios entre os festivais que estão à margem do cenário independente brasileiro. Este encontro conta com a presença de Marcelo Domingues, de Londrina no Paraná e Talles, de Uberlândia em Minas Gerais.

Quarta-feira (26.07), Dr. Marcelo Ribeiro Nogueira, da Associação Brasileira de Música Independente, ABMI, fala sobre os aspectos tributários da indústria nacional da música. Quinta-feira (27.07), Carlos de Andrade põe em voga os rumos da Associação Brasileira de Música Independente.

A ABMI é o ponto de encontro dos mais diversos interlocutores do setor independente nacional. Busca estimular a cooperação para o fortalecimento da música brasileira independente e reúne em torno de uma centena de selos e gravadoras associadas. Almeja melhores condições de produção e distribuição da música independente brasileira.

Para finalizar o ciclo de debates, na sexta-feira (28.07), Edson Natale, do Rumos Itaú Cultural encabeça o encontro que fará o diagnóstico da produção musical independente de todo o país.

Além dos seminários, a terceira edição da Semana da Música, um projeto apoiado pelo Estado através do Fundo de Fomento a Cultura, conta com oficinas de educação e produção musical, improviso e harmonia, piano, contrabaixo elétrico, bateria e guitarra. Apresentações musicais, como não poderia deixar de ser, também fazem parte da programação.

Inscrições para as oficinas

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Sesc Arsenal e Espaço Cubo (Rua Presidente Marques, 240), no horário comercial. É imprescindível que o interessado leve uma cópia de seu currículo vitae, carteira de identidade e duas fotos 3x4. Cada interessado pode participar de no máximo duas oficinas distintas. São trinta vagas por oficina e cada inscrição custa R$15,00.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288897/visualizar/