Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 17 de Julho de 2006 às 13:37
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A primeira etapa da vacinação de intensificação da anti-rábica realizada em 14 municípios, no período de 29 de maio a 29 de junho deste ano, alcançou boa margem de segurança permitindo o estabelecimento de barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva em cães e gatos e, conseqüentemente, contribuindo para evitar casos em seres humanos.

Mato Grosso aderiu ao programa do Ministério da Saúde (MS) de intensificação da anti-rábica no ano 2003 como forma de evitar a circulação do vírus da raiva principalmente nos municípios de risco, naqueles com Centro de Controle de Zoonoses-CCZ, nos municípios de fronteira e nos com grande população de cães e gatos. Foi verificado o surgimento da raiva animal no país da Bolívia, e os municípios mato-grossenses vizinhos fizeram a intensificação da vacinação. O MS e Mato Grosso mapeiam as necessidades e priorizam os municípios.

Os municípios que participaram da intensificação iniciada no dia 29 de maio foram Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Porto Esperidião, Nova Maringá, Comodoro, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Rondonópolis e Alto da Boa Vista. A veterinária Silene Manrique Rocha, técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, disse que “os municípios tiveram autonomia para traçar a melhor estratégia de imunização. Alguns utilizaram o sistema de vacinação de casa em casa, outros de postos fixos ou volantes, mas sempre dando prioridade às áreas risco”.

A técnica lembrou que em setembro será realizada a vacinação em âmbito nacional, que irá abranger todos os municípios do Estado. Conforme ela, mesmo os animais vacinados durante a intensificação deverão ser imunizados novamente. “A melhor forma de prevenção da doença é vacinar os animais”, alertou.

A cobertura da intensificação da vacinação anti-rábica atingiu 50,33% da população canina e 45,89% da felina. “Com esses percentuais o Estado alcançou uma margem de segurança porque as áreas de risco ou com maior número de animais tiveram cobertura vacinal satisfatória e os municípios localizados na fronteira com a Bolívia (Cáceres e Porto Esperidião) atingiram a meta de vacinação. Por isso, o resultado é considerado positivo”, afirmou Silene Rocha.

Conforme a técnica, neste ano não foi registrado nenhum caso de raiva em cães e gatos em Mato Grosso. No ano passado, ocorreram cinco casos da doença em caninos. Em humanos, o último caso registrado no Estado foi em 2001. “Mato Grosso teve uma diminuição considerada de casos caninos e felinos devido ao conjunto de ações realizadas, sendo uma delas a intensificação da vacinação anti-rábica”, comentou.

Dicas de prevenção para evitar a doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas, sempre colocar coleira no seu animal ao passear com ele, ter cuidado ao tocar e lidar com animais machucados, evitar contato com animais desconhecidos, evitar entrar em grutas e tocar qualquer tipo de morcego, não criar animais silvestres ou tirá-los de seus habitat natural.

A raiva é uma doença fatal causada por vírus que ataca o cérebro afetando o sistema nervoso central. O vírus fica na saliva do animal raivoso e é transmitido por meio de contato por mordedura ou lambedura em ferida ou boca ou nariz. No caso de uma agressão ou contato, lave o local com bastante água ou sabão, procure a unidade de saúde mais próxima e entre em contato com Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou Secretaria Municipal de Saúde.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288959/visualizar/