Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Julho de 2006 às 11:56

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), participou na noite desta quinta-feira (13), da abertura oficial da 42ª Exposição Internacional Agropecuária, Comercial e Industrial (Expoagro). A feira acontece entre os dias 13 e 23 de julho, no Parque de Exposição da Associação dos Criadores de Animais de Mato Grosso (Acrimat), em Cuiabá. Considerada a quinta maior exposição da categoria no país, a Expoagro coloca Mato Grosso em primeiro lugar no ranking regional por ser o maior evento do gênero no Centro-Oeste.

Os números surpreendem, uma vez que a crise do agronegócio deixou reflexos principalmente na economia do Estado. No entanto, a previsão para este ano mais é que haja mais de 20 leilões - comercializando aproximadamente 10 mil animais. “Acreditamos na reação do setor produtivo de Mato Grosso. Pela força da nossa gente, as adversidades não diminuem a esperança. A feira vem oxigenar a categoria e unir ainda mais os produtores. Graças a esse segmento é que Mato Grosso tem se destacado e, por isso mesmo, sempre teve o apoio da Assembléia tentando buscar junto o reconhecimento que merece”, afirmou Silval Barbosa.

Para o presidente da Acrimat, Jorge Pires, o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal e do Ministério da Agricultura foram fundamentais para realização dessa 42ª edição. “Apesar da crise, das dificuldades que não só Mato Grosso, mas o país passou nos últimos meses, encontramos forças e parceiros importantes para dar continuidade à festa mais tradicional do Estado. Graças ao Poder Público Municipal, Estadual e Federal temos aqui a prova de que juntos somos capazes e de que só fazem bons negócios aqueles que buscam e acreditam nas oportunidades”, ressalta.

Para o representante do Ministério da Agricultura, Maçao Tadano, Mato Grosso merece destaque pela importância que tem no contexto nacional. “Não há como deixar de enxergar o crescimento do Estado. A pecuária, por exemplo, sempre teve todo nosso respeito e a busca para que os incentivos cheguem aqui. A feira mostra que os produtores se uniram, e mesmo passando por uma grave crise, acreditam na mudança e na retomada do desenvolvimento”, explicou.

O secretário de Estado e Planejamento, Yênes Magalhães, lembra que embora muitos acreditassem que a feira deste ano não fosse acontecer, em virtude da crise, segundo ele, o setor se une e prova o contrário. “Enquanto muitos esperavam que não houvesse feira, a categoria se uniu e trouxe para Mato Grosso a maior exposição de agronegócio que o Estado possui. Para resolvermos os problemas temos que ter dois focos: primeiro a união, entre Estado, Município, Governo Federal, e iniciativa privada. E segundo sabendo priorizar. Num Estado que cresce mesmo nas adversidades, temos que saber priorizar as ações para que esse crescimento se torne desenvolvimento sustentável e com qualidade de vida aos cidadãos mato-grossenses”, define.

Estiveram presentes na abertura do evento, além da sociedade civil organizada, os senadores Antero Paes de Barros (PSDB), Jonas Pinheiro (PFL) e a senadora Serys Slhessarenko (PT); a deputada federal, Celcita Pinheiro (PFL); os deputados estaduais Zeca D’Àvila (PFL), Vera Araújo (PT), e Naildo Lopes (PV); secretário de Estado de Planejamento, Yênes Magalhães; presidente licenciado da FAMATO, Homero Pereira, vice-presidente da FIEMT, Edgar Teodoro Borges; conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Júlio Campos e Ubiratan Spinelli; prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e a primeira-dama do município, Adriana Bussick, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Chica Nunes (PSDB) e os ex-governadores do Estado, Jaime Campos (PFL) e Rogério Salles (PSDB).

A FEIRA - Além dos leilões e negócios que movimentam a feira, na programação artística uma das principais atrações durante a abertura foi o show nacional com o cantor Daniel. Além do entretenimento, a Acrimat dispõe de 170 mil metros quadrados de espaço para os 300 mil pagantes que são esperados para este ano. Cerca de 200 expositores, entre stands, bares e restaurantes representam países como: EUA, Polônia, Itália, Chile, Bolívia, Peru, Paraguai, e Argentina. Em 2005, a Expoagro atraiu um público de 151 mil pessoas. Expuseram seus produtos e serviços 132 empresas e foram realizados 25 leilões com a comercialização de 8.536 animais.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289265/visualizar/