Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 14 de Julho de 2006 às 08:42

    Imprimir


A vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, em relação ao tucano Geraldo Alckmin caiu para dez pontos percentuais, segundo pesquisa Vox Populi divulgada parcialmente ontem. É a menor diferença entre os dois presidenciáveis registrada pelo instituto.

De acordo com os números apresentados pelo "Jornal da Band", da TV Bandeirantes, Lula tem 42% das intenções de voto. Em relação à pesquisa anterior, o petista oscilou três pontos percentuais para baixo. Já Alckmin se manteve com 32%, o mesmo percentual do penúltimo levantamento, realizado no mês de junho.

Lula tem dois pontos a mais do que a soma dos adversários. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, aumentam as chances de haver segundo turno.

A pesquisa, que será publicada integralmente na edição deste fim de semana da revista "Carta Capital", segundo o "Jornal da Band", foi realizada entre os dias 8 e 10 deste mês, antes, portanto, da nova onda de ataques que atingiu São Paulo.

Alckmin foi governador do Estado entre 2001 e março deste ano, quando se desligou para ser candidato.

Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 23 e 24 de junho, Lula aparecia com 45% das intenções de voto, contra 32% do candidato tucano, no cenário sem o candidato Enéas Carneiro, do Prona.

Não foram divulgados ontem os números referentes às intenções de voto do segundo turno. No levantamento de junho, o petista somou 47% das intenções de voto num eventual segundo turno contra Alckmin, que tinha 39%.

OUTROS CANDIDATOS

A candidata do PSOL à Presidência da República, senadora Heloísa Helena, aparece com 7% nesta pesquisa, dois pontos a mais do que tinha em junho, ainda no cenário sem Enéas Carneiro, que não teve sua candidatura registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Cristovam Buarque, candidato pelo PDT, manteve o 1% das intenções de voto registrado no levantamento de junho.

No levantamento do Vox Populi, os demais candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somaram 7%, e o percentual dos eleitores que não sabem ou não responderam atingiu 11% na pesquisa.

O Vox Populi ouviu 2.000 pessoas em 24 Estados, mais o Distrito Federal. A pesquisa está registrada no TSE sob o número 10736/2006.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 30 de junho, Alckmin subiu sete pontos percentuais e ficou com 29% das intenções de voto. O presidente Lula oscilou para 46%. Ele tinha 45% no levantamento feito nos dias 23 e 24 de maio. Com esses números, Lula venceria no primeiro turno.

COINCIDÊNCIAS

O candidato a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB), o senador José Jorge (PFL-PE), disse ver coincidências entre as ações do PCC (Primeiro Comando da Capital) em São Paulo e a subida do candidato nas pesquisas eleitorais.

Na pesquisa CNT/Sensus, divulgada na terça-feira, a diferença de Alckmin para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, diminuiu 4,3 pontos percentuais em possível disputa entre ambos no segundo turno.





Fonte: FolhaPress

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289312/visualizar/