Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 13 de Julho de 2006 às 16:05

    Imprimir


Com a presença do coordenador nacional do programa Conexões de Saberes, Jailson de Souza e Silva, também coordenador geral do Observatório de Favelas, a Pró-Reitoria de Vivência Acadêmica e Social (Provivas) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), abre hoje (13/07), o seminário local ´´Conexões de Saberes: Diálogos entre universidade e comunidades populares``. A abertura será às 19h, no saguão do Restaurante Universitário. Na sexta-feira, das 08h às 18h, acontecem as atividades do seminário, no auditório 1 – Bloco A do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Também participam da solenidade de abertura representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad-MEC), Rosimeire Rocha, e da Executiva Nacional dos Estudantes de Origem Popular, Rhaul de Oliveira, de Brasília; o reitor da UFMT, Paulo Speller; a pró-reitora de Vivência Acadêmica e Social, Marilda Matsubara e a coordeandora local do projeto, Ivone Maria Ferreira da Silva.

O Conexões de Saberes é um projeto do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secad, e universidades federais com foco no estudante de origem popular. Na UFMT, Sob coordenação da professora Ivone Ferreira, envolve 25 bolsistas pelo período de 02 anos, para que, sob supervisão acadêmica e institucional, sejam sujeitos ativos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, objetivando sua permanência na instituição e formação acadêmica com qualidade. Ao mesmo tempo, o programa estimula o grupo a participar efetivamente de projetos sociais nas suas comunidades de origem e proporciona a democratização do acesso ao ensino superior público. Esses estudantes receberão uma bolsa de R$ 300,00.

O programa irá, ainda, identificar os saberes e as principais dificuldades para a permanência desses alunos na instituição e gerar subsídios para a elaboração de políticas públicas adequadas a esse público.

COORDENADOR NACIONAL - Jailson de Souza e Silva é graduado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Sociologia da Educação pela PUC-Rio com a tese intitulada ´´Por que uns e não outros? Caminhada de Jovens da Maré para a Universidade.`` Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geografia desta mesma universidade; diretor de Projetos do Centro de Educação e Ações Solidárias da Maré (Ceasm); e Coordenador Geral do Observatório de Favelas.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289409/visualizar/