Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 13 de Julho de 2006 às 14:44
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O curso de Vaqueiro, desenvolvido através do projeto Parceria Rural – Pecuária, encerrou o primeiro semestre de 2006 com um total de 188 trabalhadores qualificados em 10 Municípios de Mato Grosso. A próxima cidade a ser atendida será Jangada (80 km ao Norte de Cuiabá), onde o curso de vaqueiro inicia na próxima segunda-feira (17.07), na fazenda Maiada.

Este ano, o projeto ainda trouxe uma novidade aos pecuaristas e pequenos trabalhadores rurais. Nos Municípios de Novo São Joaquim e Água Boa foi realizado o curso de Doma Racional, que melhora o tratamento e o relacionamento homem-cavalo, adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias. Esse curso qualificou 45 trabalhadores e será realizado também em Cuiabá no final do mês de agosto.

Segundo o coordenador do projeto, José de Abreu, a procura pela qualificação vem crescendo a cada ano. “Com a crise na pecuária, os pecuaristas da região estão valorizando mais o curso de vaqueiro, que ensina aos participantes a forma correta de manejo de gado. O vaqueiro qualificado evita perdas com o rebanho”, explicou.

Durante o treinamento os participantes permaneceram durante 11 dias em fazendas, propriedades cedidas para o desenvolvimento da qualificação. Nesses locais, eles receberam noções de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação, rastreabilidade, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho.

Este ano, o projeto já atendeu as cidades de Cuiabá, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Juína, Castanheira, Novo São Joaquim, Água Boa, Chapada dos Guimarães, Canarana e Luciara.

Nos Municípios de Alta Floresta e Castanheira a demanda de alunos superou expectativas e foi necessário a criação de duas turmas para atender à todos os interessados.

“O treinamento, inclusive, tem atraído alunos de outros Estados. No curso realizado em Cuiabá, por exemplo, tivemos um participante que veio do Pará em busca da capacitação na área”, destacou José de Abreu.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289435/visualizar/