Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 12 de Julho de 2006 às 07:43

    Imprimir


quociente eleitoral para deputado estadual é de 61,4 mil neste pleito. Levando em consideração o número de votos válidos e o quadro de candidatos, os principais partidos de Mato Grosso já começam a fazer os cálculos sobre expectativa de bancada.

A coligação do governador Blairo Maggi, encabeçada por PPS e PFL, espera ter entre nove e 11 deputados. O PP, capitaneado pelo deputado Pedro Henry, espera eleger quatro. O PSDB acha que conquista três cadeiras, o mesmo número previsto pelo PT de Serys Marly.

A expectativa leva em consideração o voto de legenda e também a sobra que cada partido já contabiliza antes mesmo da abertura das urnas. O problema é que as siglas nanicas trabalham para surpreender.

O Estado tem 1,9 milhão de eleitores. A expectativa de abstenção é de 20%. Os votos brancos e nulos devem ficar em 5,5%. Atualmente, 216 candidatos se inscreveram para a disputa a estadual - confira relação nesta página. Não é só a disputa a estadual que será concorrida. Ao todo, 100 pessoas postulam cadeiras à Câmara Federal. O mesmo se registra no caso do Senado, já que oito postulantes sonham com a vaga aberta para Mato Grosso. O número de candidatos a senador é menor que o quadro de concorrentes ao governo porque o ex-deputado Bento Porto (PSC) entrou sem a chapa completa.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289669/visualizar/