Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 09 de Julho de 2006 às 11:00

    Imprimir


A Índia fez neste domingo teste com um míssil balístico de longo alcance, o Agni III, que tem capacidade de levar armas nucleares e atingir alvos no interior da China, disse uma autoridade do Ministério da Defesa indiano.

O míssil, cujo nome significa fogo, tem alcance de mais de 3.000 quilômetros e foi lançado a partir da ilha Wheeler, na costa Leste do Estado de Orissa, disse a autoridade, que pediu para não ter o nome divulgado.

O teste teve sucesso, disse a autoridade à Reuters.

Analistas dizem que o sucesso do teste coloca a Índia em uma nova fase de sua estratégia de defesa nuclear de longo prazo.

"Isso significa que a Índia entrou em uma liga diferente de países, em um novo clube", disse à Reuters Rahul Bedi, correspondente de uma revista especializada em defesa, na Índia.

"Podemos alcançar agora grandes partes do Norte da China. E quando um país é capaz de desenvolver um míssil que pode viajar 3.500 quilômetros, não é difícil fazer algo que possa voar 5.000 quilômetros. Poucos países têm esta capacidade", complementou.

As relações entre a Índia e a China melhoraram nos últimos anos, incentivadas em grande parte pelo crescimento de suas economias.

Mas os dois países, que travaram uma guerra em 1962, ainda têm disputas de fronteiras e analistas dizem que a estratégia de defesa de longo prazo da China concentra-se no Paquistão e na China, seus vizinhos que têm armas nucleares.

"Acho que o desenvovlimento de mísseis da Índia e as relações com a China foram deliberadamente separados. Moldar músculos durante tempos de paz é um exercício saudável", disse Bedi.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289959/visualizar/