Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 08 de Julho de 2006 às 06:51

    Imprimir


A Espanha confirmou nesta sexta-feira ter encontrado em seu território a primeira ocorrência de H5N1, a variante letal do vírus da gripe aviária. O vírus foi detectado em uma ave do tipo mergulhão, na província de Álava, no norte do país, segundo a vice-premiê espanhola, Maria Teresa Fernandez de La Vega.

Ela amenizou o risco da descoberta e pediu aos espanhóis que não mudem seus hábitos alimentares.

“Esse é um caso estritamente veterinário, e por isso não afeta nem as pessoas nem o consumo de ave. Não há razão para alarme”, afirmou a vice-premiê.

Medidas preventivas

A ave foi encontrada em um pântano nas imediações do lago Salburua, próximo da cidade basca de Vitoria.

Como prevenção, as autoridades espanholas proibiram o transporte e a caça de aves em um raio de três quilômetros a partir do local onde o mergulhão foi encontrado.

De La Vega informou que as autoridades monitoram uma área de dez quilômetros tendo como centro o pântano onde estava a ave infectada

Sem surpresas

Com os primeiros casos de gripe aviaria se manifestando na Europa no ano passado, autoridades espanholas já haviam dito que era apenas “uma questão de tempo” para que o vírus H5N1 aparecesse no país.

Rota de passagem de pássaros selvagens que migram da África, a Espanha já havia tomado medidas preventivas para reduzir o potencial de disseminação do vírus.

A região de Madri, no centro do país, já obriga produtores a criar suas aves dentro das fazendas, especialmente para fazendas que tem áreas de pântano.

Especialistas dizem que o principal mecanismo de transmissão do vírus é o contato entre animais selvagens e de criação.

O H5N1 já matou mais de 130 pessoas desde 2003, a maioria no Sudeste Asiático.





Fonte: BBC BRASIL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290202/visualizar/