Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 07 de Julho de 2006 às 23:50
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


Na presidência dos trabalhos do Plenário, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), leu voto de pesar pela morte do ex-governador de Mato Grosso Dante de Oliveira. Ele faleceu nesta quinta-feira (6), aos 54 anos, em decorrência de um choque séptico por complicações pulmonares e em razão da diabetes.

- Dante foi um grande brasileiro, um democrata por excelência que honrou seus mandatos e o povo - disse Virgílio.

O senador destacou a trajetória política de Dante de Oliveira - ambos chegaram ao parlamento na mesma legislatura, em 1982. O grupo do qual faziam parte era conhecido como o grupo dos "capuchinhos", em uma comparação aos freis da Ordem católica franciscana, pois todos usavam barba. Virgílio também lembrou que Dante foi deputado estadual, federal, prefeito de Cuiabá por duas vezes e governador do estado também por duas vezes, além de Ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário, a partir de 1986, durante o governo Sarney. v Dante de Oliveira, para Arthur Virgílio, foi um incansável batalhador que terá seu nome inscrito com louvor na história política brasileira, e que dignificou a luta pela democracia com e sem mandato parlamentar. Virgílio solidarizou-se com a família e, em especial, com a deputada Thelma de Oliveira (PSDB-MT), esposa de Dante.

- Seu nome jamais será esquecido pela nossa Nação - afirmou o líder.

O ex-governador nasceu em 6 de fevereiro de 1952 em Cuiabá e começou na vida política em 1978, pelo antigo MDB. Em 1982, teve a segunda maior votação para deputado federal pelo PMDB. Nessa mesma legislatura, apresentou a proposta de emenda à Contituição que pedia o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República. A proposta, embora derrotada na Câmara em abril de 1984, deu origem ao movimento das Diretas Já.

Dante, que estava filiado ao PSDB, concorreria nas próximas eleições a uma vaga na Câmara dos Deputados.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290220/visualizar/