Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 06 de Julho de 2006 às 17:39

    Imprimir


Os agricultores familiares e assentados da reforma agrária devem procurar as agências bancárias de sua região para se informar sobre o prolongamento dos prazos de pagamento e sobre o abatimento de valor das prestações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O gerente do Pronaf do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Luiz Guadagnin, explica que o prolongamento das dívidas de investimento para as culturas de algodão, arroz, milho, soja, sorgo ou trigo poderá ser automático, dispensando o exame caso a caso nos bancos. Ainda assim, o produtor deve procurar a agência bancária para solicitar o benefício. O mesmo vale para beneficiários do Pronaf cuja renda principal seja originada da produção de leite.

Já os agricultores familiares voltados a outros tipos de cultivo deverão apresentar ao banco o laudo da assistência técnica para exame caso a caso. Essa análise não se aplica às operações de produtores cuja renda principal seja originada no café e na cana-de-açúcar, com lavouras que não tiveram problemas climáticos e com produtos que não tenham dificuldades de comercialização em função de preços.

"É importante que o agricultor familiar conheça a sua situação e busque informação junto a bancos, Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e sindicatos", sugere Guadagnin. Ele também informa que o produtor deve apresentar pedido formal até 31 de julho deste ano às agências bancárias de sua região.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290458/visualizar/