Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Julho de 2006 às 10:04

    Imprimir


O curso é dividido em momentos de concentração (presencial) e momentos de dispersão: os alunos retornam as regionais e o aprendizado é feito à distância. A Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso conclui mais uma etapa da capacitação dos profissionais de Saúde no Projeto de Formação dos Agentes de Endemias (Proformar) no dia 02 de agosto. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde e capacita quarenta servidores da área de Saúde para os municípios da baixada Cuiabana. "Essa é a terceira turma capacitada, numa experiência inédita em que parte do curso é ministrada pela modalidade de educação à distância. Hoje temos 120 profissionais da Rede do Sus em Mato Grosso capacitados”, disse a coordenadora de formação técnica, Eliete Saragioto.

O curso é dividido em momentos de concentração (presencial) e momentos de dispersão: os alunos retornam as regionais e o aprendizado é feito à distância. A capacitação teve a duração de seis meses e uma carga horária de 180 horas. A primeira etapa aconteceu em março do ano passado e a segunda em junho, beneficiando oitenta alunos.

Tendo como meta qualificar os profissionais com formação básica para melhor atender aos usuários do SUS, a Escola também oferece cursos de especialização e pós-graduação. Os cursos de formação técnica têm uma carga horária em média de 1.800 horas com uma duração mínima de dois anos. Entre 2005 e 2006 já foram concluídas 46 turmas. Ano passado cerca de 1.100 profissionais já foram formados. Até o final de 2006 a meta é formar mais 1.630 servidores.

Outro fator importante para o Sistema Único de Saúde está sendo o processo de qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde, iniciado a partir de abril deste ano, onde se prevê a qualificação de 60% dos agentes comunitários.

Dentre os cursos oferecidos pela Escola de Saúde Pública estão os de Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Enfermagem, Vigilância Sanitária e Saúde Indígena e Agente Comunitário. Para profissionais do nível médio é oferecido o curso de especialização pós-formação do Técnico em Enfermagem, nas áreas da Atenção Básica, UTI adulto e Apoio e Diagnóstico para o atendimento das demandas destes serviços nas diversas unidades básicas de saúde e hospitais .

Nas áreas de especialização e pós-graduação os cursos oferecidos são Auditoria em Serviços de Saúde, Especialização em Saúde Pública, com foco na Gestão Local e o Curso Modular Integrado de Saúde da Família, específico para os profissionais do Programa de Saúde da Família. Para estas áreas já foram qualificados 152 profissionais.

O diretor geral da Escola de Saúde Pública, Amaury Gonzaga, explicou que "temos como meta a consolidação dos planos regionais de educação permanente em saúde nos quais procuramos identificar as necessidades de qualificação e formação dos municípios bem como das regionais de saúde no cumprimento do papel da Escola de Saúde Pública".

2006 - O Ministério da Saúde regulamentou a incorporação das práticas complementares a exemplo da fitoterapia, homeopatia e acupuntura, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o que implica num processo de formação e qualificação de profissionais e comunidade para uma melhor incorporação e adequação das práticas do SUS. Visando atender a essa orientação já está em andamento, na Escola de Saúde Pública, a elaboração da política de qualificação desses profissionais.

O diretor da Escola de Saúde Pública informou que está em andamento, também neste ano, a organização de cursos que aplicam a metodologia de ensino à distancia. Nesta área estão sendo preparados dois cursos, o de Especialização em Saúde do Trabalhador e o de Capacitação em Orçamento e Planejamento. Este último curso será dirigido especialmente a membros dos Conselhos Municipais de Saúde.

A Escola de Saúde Pública do Estado (ESP) tem sua história a partir da constituição da Escola Técnica de Saúde em 1985, enquanto centro formador e teve seus cursos registrados pelo Conselho Nacional de Educação a partir de 1993. Foi autorizada a funcionar, pela Assembléia Legislativa, com a aprovação da Lei Complementar número 161, de 29 de março de 2004, instituída como autarquia subordinada à Secretaria de Estado de Saúde (Ses).

A escola tem como objetivo promover programas de educação profissional, na área da Saúde, dos níveis básicos, passando pelo nível técnico e chegando até os níveis de pós-graduação lato sensu, em parceria com outras instituições formadoras e com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde -COSEMS. "Desde o ano de 1995 até os dias atuais já foram capacitados mais de 10.000 profissionais. Buscamos a cada dia a descentralização dos cursos de forma regionalizada, tendo como foco a qualificação para a qualidade da assistência e do trabalho dos profissionais do SUS em MT", ressaltou Amaury Gonzaga.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290543/visualizar/